PUBLICIDADE

Conheça as moedas dos 20 países com maior IDH

23 ago 2013 07h39
ver comentários
Publicidade

O relatório do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com dados relativos a 2012, mostrou poucas mudanças. Das 187 nações das quais a Organização das Nações Unidas (ONU) coleta dados, 108 países mantiveram suas posições em relação à edição anterior da publicação. 

Dentre os 20 primeiros colocados da lista, a moeda mais utilizada é o euro. A divisa da União Europeia é a moeda oficial de seis dos primeiros colocados - Países Baixos, Alemanha, Irlanda, Bélgica, Áustria e França - e sua cotação atual é R$ 3,20. Já a primeira colocada, Noruega, apesar de ocupar a liderança do ranking de IDH, está com sua moeda oficial, a coroa norueguesa, bastante desvalorizada em relação ao real - atualmente está cotada a R$ 0,40.

O que é o IDH
Medido anualmente pela ONU, o IDH leva em conta três fatores: saúde (expectativa de vida ao nascer), educação (média de anos de estudo e anos esperados de escolaridade da população), e renda nacional bruta per capita. O índice varia em uma escala de 0 a 1 - quanto mais próximo de 1, mais elevado é o IDH. Nenhum país avaliado alcançou a pontuação máxima, e o que chegou mais próximo foi a Noruega, com 0,955 pontos.

Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
Publicidade
Publicidade