PUBLICIDADE

Para sua viagem

Veja cinco motivos para usar cartão pré-pago em viagens

10 jun 2013 - 07h10
(atualizado às 07h28)
Compartilhar
Exibir comentários

No último ano, as despesas de brasileiros em viagens internacionais somaram US$ 22,2 bilhões. E a tendência para 2013 é que os gastos aumentem, já que, só no primeiro trimestre, o número de turistas viajando ao exterior cresceu quase 14% em relação ao mesmo período de 2012. Para quem está planejando uma viagem internacional, os cartões pré-pagos são a melhor forma de pagar as contas, conforme o vice-presidente de marketing do Grupo Confidence, Paulo Volpe.

Além de ser mais seguro do que levar dinheiro em espécie, o pré-pago oferece vantagens em comparação aos cartões de crédito tradicionais. O cartão também é uma boa opção para viagens a negócios, pois substitui o dinheiro que as empresas dão aos seus funcionários e oferece maior controle dos gastos. Volpe destaca cinco vantagens da utilização destes cartões para viagens turísticas e de negócios, confira:

1. Impostos menores

“A principal vantagem do cartão pré-pago é fugir dos impostos”, afirma Volpe. Com este cartão, o turista paga 6% a menos na taxa do Imposto sobre Operações Financeira (IOF). Para o pré-pago, a taxa é de 0,38%, enquanto os outros cartões de crédito cobram 6,38%. Além disso, quem opta pelo pré-pago também não paga anuidade, nem juros para saques internacionais, ao contrário dos cartões comuns.

2. Segurança

Outra vantagem é a segurança e comodidade para o turista, que não precisa andar nas ruas com grande quantidade de moeda em espécie. “Se ele perder o cartão, cancela e não é prejudicado financeiramente com isso”, comenta o vice-presidente de marketing do Grupo Confidence. Além disso, os cartões de crédito pré-pagos não sofrem com variação cambial. Ao contrário dos cartões de crédito comuns, que fecham o câmbio apenas na data de vencimento da fatura - neste caso, o turista pagará a diferença quando o valor do câmbio sofrer alteração e não terá um controle exato e em tempo real de suas despesas.

3. Saques no exterior

O cartão pré-pago funciona para saques e compras no exterior. O Confidence Travel Card, da bandeira Visa, por exemplo, é aceito em mais de 200 países, em mais de 1 milhão de caixas eletrônicos e mais de 32 milhões de estabelecimentos para compras internacionais. “Além disso, no cartão pré-pago você pode realizar saques, o que nem sempre é possível no cartão de crédito”, aponta Volpe. Os saques são realizados em moeda local e podem ser feitos em qualquer terminal que aceite a bandeira do cartão escolhido pelo turista.

4. Recarregável

Diferente do cartão de crédito, o pré-pago não tem limite. O usuário pode recarregar o valor que quiser e quantas vezes forem necessárias, até mesmo durante a viagem. As recargas podem ser feitas pela internet, por transferência ou débito online. Segundo a Confidence, para até US$ 3 mil, são necessários apenas dados pessoais simples como nome, endereço e telefone.

5. Controle e consulta de saldo pela internet

Outra facilidade do uso do cartão em comparação com o cartão de crédito tradicional é o controle dos gastos. O turista tem acesso à movimentação completa de cada cartão pré-pago que emitir, evitando surpresas com a fatura no fim da viagem. A Confidence emite cartões pré-pagos que aceitam sete moedas: dólar, euro, dólar canadense, dólar australiano, libra esterlina, peso argentino e rand.

Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade