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Para sua viagem

Pesquisa: 40% dos turistas brasileiros sempre dão gorjeta

28 jun 2013 - 07h10
(atualizado às 07h10)
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No Brasil, os 10% cobrados em alguns bares e restaurantes geram reclamações entre os consumidores. Mas, em viagem, dar uma gratificação aos prestadores de serviço parece não ser o maior dos problemas para os brasileiros. Isso porque, em recente pesquisa do TripAdvisor, um dos principais sites de viagens do mundo, eles aparecem em 4º lugar em um ranking de generosidade.

Brasileiros aparecem em 4º lugar em ranking de generosidade do TripAdvisor
Brasileiros aparecem em 4º lugar em ranking de generosidade do TripAdvisor
Foto: Shutterstock

Com questionários aplicados a turistas de oito países, o levantamento mostra que 40% dos brasileiros têm o costume de sempre dar gorjetas quando viajam. Os três primeiros colocados são Alemanha (69%), Estados Unidos (57%) e Rússia (53%). O mais pão-duro é o italiano - apenas 23% dizem ter esse costume. Completam a lista França (39%), Reino Unido (39%) e Espanha (36%).

Na mesma pesquisa, feita com 765 viajantes brasileiros, 54% garantem dar a gratificação às vezes, enquanto 43% apenas quando o serviço esteve à altura de sua expectativa. Outros 29% o fazem por acreditar que essa é a atitude esperada (e é mesmo: 48% dos pesquisados revelaram que algum funcionário já lhes solicitou gorjeta). Na ala dos mãos-fechadas, 6% dos brasileiros dizem nunca dar o bônus quando viajam.

Para o diretor da agência RZ Turismo, Ronald Zancan, a boa colocação dos brasileiros indica uma tentativa de adaptação em terras estrangeiras. “Teoricamente, o brasileiro não tem essa cultura. E, exatamente por não ser uma prática comum aqui, e o viajante querer se adaptar quando sai, ele acaba pagando”, relata Zancan.

As atividades mais propensas a receber as bonificações são, de acordo com a pesquisa, funcionários de hotel e garçons. Para os primeiros, os critérios de quem dá gorjeta são a ajuda prestada (49%), simpatia (21%) e educação (15%). Os garçons são avaliados pelos mesmo critérios, mas em ordem diferente: simpatia (28%), ajuda prestada (18%) e educação (18%).

Na conta ou não?

Os entrevistados se dividem em uma questão: se a gorjeta deve ser incluída na conta ou não. Enquanto 40% acreditam que a gratificação deve ser abolida e já vir incluída na conta em todos os lugares do mundo, a exemplo do que acontece no Brasil, 42% discordam da medida, preferindo pagar quando acharem necessário, diretamente a quem prestou o serviço. Talvez por estarem acostumados aos 10% estipulados tradicionalmente no Brasil, 54% dos entrevistados pelo TripAdvisor relatam dar a mesma quantia de gorjeta dentro ou fora do País.

Em defesa dos funcionários, a lei brasileira define como gorjeta não só a importância espontaneamente dada pelo cliente ao empregado, “mas também aquela que for cobrada pela empresa ao cliente, como adicional nas contas, a qualquer título”, diz o artigo 457 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em seu terceiro parágrafo, completando que o valor deve ser destinado à distribuição entre os empregados. Ou seja: os 10%, mesmo quando pagos diretamente para o empresário, devem ser repartidos com a equipe.

Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
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