0

Gaúchos são os que mais pretendem viajar para o exterior

20 nov 2013
07h35
atualizado às 07h35
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

As intenções de viagem para os próximos seis meses cresceu entre os brasileiros, mas é pequeno o aumento registrado pela pesquisa do Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, divulgada recentemente. Em outubro de 2013, 33,5% dos entrevistados manifestaram planos de viajar, contra os 32% apontados em 2012 pelo mesmo estudo.

Tanto a intenção de viagens internacionais quanto nacionais aumentou em relação ao período analisado no ano passado. Em outubro de 2013, o número de brasileiros que planejavam viajar ao exterior foi de 21,6% - no mesmo período de 2012, o índice era de 20,1%. Entre os que planejavam ir para o exterior, os gaúchos são os inclinados a esses destinos: 8,9% do total de entrevistados, quase o dobro do registrado e, 2012, 4,8%.

A explicação pode estar nos recentes voos diretos que partem da capital do Rio Grande do Sul. Ronald Zancan, diretor da agência RZ Turismo, localizada em Porto Alegre, confirma que, na sua agência, a procura dos gaúchos por destinos internacionais é maior que a procura por destinos nacionais. “Porto Alegre está cada vez mais com voos diretos. Nós já temos ligação com Lisboa, Lima e recentemente tivemos uma ligação com Miami. Isso acaba se tornando bem acessível em termos de logística para o gaúcho ir ao exterior”, explica.

Logo em seguida, estão os habitantes de Recife, com 8,2% de intenção de viajar para fora do País, desejo que foi registrado em apenas 5,8% dos entrevistados em 2012. Já a capital Salvador apresentou o menor índice de 2013: somente 3,6% dos respondentes desejam ir para o exterior. A intenção de viagem subiu em seis de sete capitais pesquisadas. O declínio foi identificado apenas no Rio de Janeiro. A intenção dos cariocas de viajar teve uma pequena variação, de 27% no ano passado para 26,9% neste ano.

Avião
A pesquisa também aponta que a intenção da utilização de aviões como meio de transporte. Nototal, 56,3% dos entrevistados em outubro de 2013 pretendem voar, contra 55,5%. O que mais chama atenção é novamente a variação nas capitais Porto Alegre e Recife, o que vai ao encontro dos planos de viajar para o exterior. Entre os gaúchos, a intenção de se deslocar de avião saltou de 28,5%, em 2012, para 54,7%. Já para os nordestinos, o índice disparou de 61,5% para 94,1%.

Veja também:

BC corta Selic para 3% ao ano
Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade