Para sua viagem

publicidade
14 de junho de 2013 • 07h40

Cidades com menor custo de vida do mundo estão na Ásia

Procurando um lugar barato para visitar ou morar? Uma lista divulgada pelo grupo The Economist pode lhe ajudar a escolher. Trata-se do ranking das 10 cidades com o menor custo de vida do mundo em 2013, produzida pela Unidade de Inteligência (EIU) do grupo, responsável por realizar pesquisas e análises relativas a economia e política ao redor do mundo.

Para produzir o ranking, foram avaliados diferentes preços para 160 produtos e serviços de grandes cidades, como consulta médica, vestuário e despesas com alimentação e transporte. Os preços foram convertidos em dólares e classificados em categorias gerais, para depois serem confrontados com os encontrados em Nova York, base de comparação do estudo.

A pesquisa revelou disparidades entre os custos de vida na Ásia. Seis das 10 cidades presentes na lista estão localizadas no continente - assim como a primeira colocada no ranking das cidades mais caras, Tóquio. Alguns dos preços encontrados nas 10 mais baratas são quase inacreditáveis, como o litro de gasolina a US$ 0,13 em Jidda (9ª colocada) ou um quilo de pão a US$ 0,86 em Mumbai (2ª colocada).

No entanto, baixo custo de vida não é tudo. Se por um lado, cidades de Irã, Paquistão, Nepal, Sri Lanka e Argélia atraem visitantes pelos preços baixos, também repelem pelo histórico de instabilidade política e episódios de violência. Se você não procura aventura e, além do baixo custo de vida, também considera a segurança um fator importante, Bucareste, Jidda e a Cidade do Panamá podem ser as melhores opções. Confira o ranking na galeria.

Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra