A fruta nutritiva favorita dos esportistas ganha cada vez mais adeptos ao redor do mundo. Um pacote de 400 gramas da polpa de açaí congelada sai, em média, por R$ 3,94 nos supermercados nacionais. A mesma quantidade de polpa congelada da fruta amazônica é vendida nos Estados Unidos por US$ 9,66, mais de R$ 19.
Foto: Shutterstock
Os sapatos produzidos no Brasil também fazem sucesso no exterior. Segundo Daniel Plá, muito em razão da qualidade do produto. Em 2012, 113,2 milhões de pares foram exportados. Uma sapatilha da marca Melissa, por exemplo, custa em média R$ 100 no Brasil e é vendida na Europa por 59 euros, o equivalente a R$ 154.
Foto: Shutterstock
Encontrados em qualquer loja e feirinhas pelo nordeste do Brasil, alguns produtos do artesanato brasileiro podem ser adquiridos pelos consumidores por um valor até três vezes mais baixo do que no exterior. Uma miniatura de artesanato sai, em média, R$ 8,50 no Brasil. Já no exterior é vendida por cerca de US$ 26. Assim como o café brasileiro, a melhor produção de artesanato do País é destinada à exportação.
Foto: Shutterstock
Outro sinônimo de Brasil no exterior são as praias. E o biquíni, maior ícone delas, é outro produto que faz sucesso entre as mulheres estrangeiras. Um modelo custa, em média, R$ 120 nas lojas brasileiras. No exterior, é vendido pelo dobro do preço. Em lojas americanas, os biquínis feitos no País são encontrados por US$ 119, equivalente a R$ 240,38.
Foto: Shutterstock
Conhecido como o País do carnaval e da caipirinha, é fácil entender a razão do sucesso de vendas das cachaças brasileiras no exterior. A clássica Caninha 51 é vendida no País por R$ 8, mas no exterior vale em média 19 euros, equivalente a R$ 49,50. A cachaça, assim como as Havaianas, acabaram valorizadas no mercado nacional após aumentar a demanda de exportação.
Foto: Shutterstock
O Brasil exportou 22,95 milhões de sacas (de 60 quilos cada) de café no último ano-safra - entre julho de 2012 e março de 2013. Segundo o especialista em marketing de varejo, o melhor café produzido no País é exportado. Nos Estados Unidos, 450 gramas de café brasileiro saem por US$ 12,99, equivalente a R$ 26,23. No Brasil, 500 gramas de café comum custam, em média, R$ 8,98. Já os cafés gourmets saem, em média, por R$ 17,50.
Foto: Getty Images
A Havaianas é o maior case de produtos brasileiros que fazem sucesso fora do País. Com o investimento da marca em marketing no exterior, os produtos que estavam desvalorizados voltaram a ser bem vendidos também no mercado nacional. No Brasil, um par de sandálias da marca custa cerca de R$ 30, enquanto na Europa é comercializado por 26 euros, o equivalente a R$ 67,86.
Foto: Getty Images
Compartilhar
Publicidade
Não é só o consumidor brasileiro que chega a pagar três vezes mais caro pelos importados. Norte-americanos e europeus também desembolsam um preço alto para consumir produtos de outros países. Principalmente os feitos no Brasil. A maioria é vendida no exterior pelo dobro ou pelo triplo do preço nacional, mas a cachaça chega a custar seis vezes mais.
Segundo o professor de marketing de varejo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Daniel De Plá, no exterior acontece o mesmo que aqui. “O brasileiro valoriza produto importado. Os estrangeiros também. Essas empresas fizeram um bom marketing no exterior, apostaram nesse mercado e agora fazem sucesso lá fora”, explica. O maior exemplo é da Havaianas, que tornou as sandálias ícone fashion no exterior e, com isso, alavancou as vendas no mercado interno também.
Confira a lista com alguns dos produtos bem conhecidos pelos brasileiros que levam a bossa do País ao mercado internacional e saiba quanto os consumidores estrangeiros chegam a pagar por eles, com cotações de acordo com o Banco Central.