PUBLICIDADE

Oceanógrafa: economia não existe sem meio ambiente

24 mar 2012 - 16h22
(atualizado às 19h50)
Compartilhar
Livia Wachowiak Junqueira
Direto de Manaus

"A percepção de que árvores apenas têm valor quando são cortadas e os peixes quando são pescados tem que ser mudada", disse neste sábado Sylvia Earle, oceanógrafa e exploradora em residência da National Geographic Society no Fórum de Sustentabilidade de Manaus. "A economia não é nada sem o meio ambiente."

Segundo Sylvia, conforme as pessoas vivem nas cidades, perdem o contato com a natureza, "que é a conexão que nos mantém vivos."

No entanto, a oceanógrafa afirma que apesar de já haver conhecimento sobre a devastação que o homem pode causar à natureza, ainda é preciso incorporá-lo em políticas, leis e na mentalidade das pessoas

Segundo Sylvia, hoje 50% dos recifes de corais foram perdidos, perderam ou estão em fase de desaparecimento. Além disso, apenas 1% dos oceanos são protegidos por medidas ambientais. Ela diz ainda que alguns especialistas dizem ser preciso proteger 10% dos oceanos até 2020, enquanto outros dizem que é preciso chegar a 20% até a data. "Outros dizem que os números não são realistas."

A oceanógrafa afirmou ainda que mesmo que as emissões de poluentes parassem hoje, assim como se os mares fossem protegidos, a natureza não voltaria ao que era. "Há espécies que nunca vão recuperar seu espaço no meio ambiente", disse. "Mas podemos fazer algo para melhorar a situação."

O evento é promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), do empresário João Doria Jr, em parceria com a XYZ Live, empresa que atua em diversas áreas, como conhecimento e cultura. O fórum é realizado no hotel Tropical, em Manaus.

Segundo Sylvia, conforme as pessoas vivem nas cidades, perdem o contato com a natureza
Segundo Sylvia, conforme as pessoas vivem nas cidades, perdem o contato com a natureza
Foto: Eduardo Lopes / Especial para Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade