
A Embraer participa da feira de aviação em São Paulo
Foto: Ricardo Matsukawa/Terra
- Bruna Saniele
- Direto de São Paulo
A fabricante brasileira de aeronaves Embraer apresentou nesta quarta-feira durante a 8ª Conferência Anual Latino Americana de Negócios para a Aviação (Labace) o interior do novo jato corporativo Legacy 500, que tem custo estimado em US$ 18,4 milhões. O vice-presidente de operações de aviação executiva da Embraer, Marco Túlio Pellegrini, disse que o número de unidades encomendadas não pode ser divulgado por motivos estratégicos, mas confirmou que a companhia entregará as primeiras aeronaves no fim de 2012 e início de 2013.
Investimentos
Segundo o vice-presidente, até a última sexta-feira, antes do rebaixamento do rating dos EUA pela agência de risco Standard & Poor's, a previsão do setor era de crescimento expressivo até 2012, com possibilidade de alcançar o patamar de crescimento anterior á crise econômica de 2008.
Tendo em vista esse cenário, a Embraer está ampliando suas operações, com crescimento da fábrica no estado da Flórida (EUA) e previsão de expansão na China. Com estrutura no local, há expectativa que a fábrica passe a operar em breve, após a confirmação de algumas parcerias.
"A China é um mercado em expansão, o segundo país com maior Produto Interno Bruto (PIB) e ainda possui uma demanda reprimida que em algum momento será liberada. Não podemos perder a oportunidade de explorar esse mercado e por isso é fundamental estar por lá", comenta. estima-se que o mercado de jatos executivos do país irá movimentar US$ 14 bilhões de 2011 a 2020. As aeronaves Legacy são os modelos que devem vir a ser produzidos no continente asiático.
Em relação à atual crise econômica, o vice-presidente não soube estimar quais os efeitos que ela poderá ter na venda dos jatos executivos e garantiu que ainda é muito cedo para ter uma visão clara sobre o futuro do mercado. Segundo ele, ainda não houve qualquer cancelamento de pedido.
A empresa trabalha com foco no Brasil e na Ásia e Pacífico, atualmente responsáveis por 5% e 12% das vendas da companhia, respectivamente. Embora os EUA e a Europa continuem como o primeiro e o segundo mercado da empresa, com 48% e 30% da demanda, não são esperados grandes crescimentos nessas operações, que já são consideradas estáveis.
A companhia também está expandindo suas operações no Brasil, com ampliação da fábrica de São José dos Campos (SP) e contratação de mecânicos. Também deverá ser criado em 2012 um centro de treinamento no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP) e está sendo ampliada a rede de manutenção autorizada em locais como Belo Horizonte e Curitiba.
Legacy 500
Com envergadura de 25,5 m, comprimento de 20,52 m e 6,74 m de altura, a aeronave promete ser o principal veículo de médio porte da empresa. De acordo com informações do fabricante, a aeronave tem alcance de 5.560 km e é capaz de fazer voos sem escalas de Nova York para Lisboa, Londres e Quito e de Paris a Abu Dhabi.
Segundo a fabricante, em junho foi feito o término da montagem da fuselagem central e, em julho, foi efetuada a junção da cabine do piloto e das fuselagens central e traseira. O início dos testes de voo devem ser feitos ainda no final deste ano. A força propulsora do jato é de 6.540 libras, e a primeira inspeção só precisa ser feita com 750 horas de voo.