Sexta, 26 de setembro de 2008, 18h26
|
  |
Fonte: Reuters News

|
Energia
Petrobras anuncia 2ª descoberta de óleo na bacia de Santos
Atualizada às 18h05
A Petrobras anunciou nesta sexta-feira a segunda descoberta de óleo leve ao sul da bacia de Santos, em reservatórios arenosos acima da camada de sal, no poço 1-SPS-57. "Essa descoberta confirma o bom potencial de óleo leve nas porções de águas rasas daquela bacia", afirmou a estatal em um comunicado.
» Confira mais notícias sobre empresas
O poço onde foi encontrado o óleo situa-se no bloco S-M-1289 da concessão BM-S-40, no qual a Petrobras detém 100% de participação. Esse bloco está localizado a cerca de 200 km da costa do Estado de São Paulo, em lâmina d'água de 274 m.
Segundo a Petrobras, fica, também, distante 9,3 km da primeira descoberta feita ali, o poço 1-SPS-56, no prospecto de Tiro, que foi anunciada em maio deste ano.
"Embora ainda esteja na fase preliminar de avaliação, a empresa, baseada nos dois poços e nas anomalias dos dados sísmicos, estima que o volume recuperável de óleo nessa área seja de aproximadamente 150 milhões de barris de óleo equivalente", afirmou a estatal.
A estatal informou ainda que os reservatórios descobertos estão situados a 2.060 m de profundidade e são similares aos encontrados no poço 1-SPS-56.
O comunicado da Petrobras ressaltou que a "produtividade dos reservatórios será avaliada imediatamente por meio de um Teste de Formação a Poço Revestido e que as dimensões das descobertas feitas por esses poços só serão definidas após Plano de Avaliação que será proposto à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), conforme determina o contrato de concessão BM-S-40.
Na quinta-feira, em um evento para discutir pré-sal em São Paulo, o presidente da Associação Brasileira dos Geólogos de Petróleo, Marcio Mello, havia chamado a atenção para o potencial das águas rasas na bacia de Santos.
Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Reuters News.