Brasil 01:01 HS - 21/11/2009  NotíciasAções

Dicionário

O que significa?

Escreva aqui o termo financeiro procurado.

Quarta, 3 de setembro de 2008, 15h22

Fonte: Reuters News

Energia

Usina nuclear fornecerá 5% da energia no Brasil até 2030

Até 2030, o Brasil pretende ampliar dos 2% atuais para 5% a fatia nuclear da sua geração de energia, afirmou na quarta-feira um órgão do setor ligado ao governo.

» Confira mais notícias sobre Economia

O País possui atualmente duas usinas nucleares com uma capacidade total de 1,9 mil megawatts (MW).

Uma terceira adicionará mais 1,3 mil MW ao sistema energético nacional quando entrar em operação, em 2014, enquanto outras instalações do tipo começam a ser preparadas, disse Antônio Muller, presidente da Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares (Abdan).

"A energia nuclear está voltando", afirmou Muller, em uma entrevista concedida durante um encontro da Associação Nuclear Mundial realizado em Londres.

O objetivo de longo prazo do governo brasileiro consiste em, até 2060, ter reatores nucleares com uma capacidade total de 50 mil a 60 mil megawatts, disse Muller.

"As primeiras duas usinas serão instaladas no Nordeste, mas ainda não está decidido quem as fornecerá, e o processo de escolha da localização exata delas só começará no próximo ano", afirmou.

Segundo Muller, de três cenários possíveis, o mais provável para o governo seria construir seis novas usinas até 2030, cada uma de 1 mil MW.

Depois daquele ano, o Brasil teria de encontrar outras fontes de energia, já que os locais disponíveis para a construção de hidrelétricas, que respondem atualmente por 85% do fornecimento de energia no País, terão se esgotado.

O Brasil contaria com uma quantidade suficiente de urânio para abastecer as novas usinas, com algo entre 300 e 400 t do material produzidas por ano, disse Muller.

O governo negocia com outros países a respeito da possibilidade de exportar urânio, e os produtores brasileiros da matéria-prima pressionam as autoridades para que permitam a exportação.

"A Constituição diz que se pode exportar somente depois de as reservas estratégicas terem sido asseguradas, mas não especifica o tamanho dessas reservas", afirmou.

O Congresso terá de definir a dimensão das reservas estratégicas antes de os produtores terem autorização para exportar, disse o presidente da Abdan.

Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Reuters News.




Conheça o Invertia em outros países | Faça do Invertia sua home | Página inicial | Fale conosco
Identifique-se | Cadastre-se
Condições de Uso | Política de Proteção de Dados © Copyright 2009, Terra Networks, S.A.

Nota:Todas as cotações são atualizadas a cada 20 minutos