Quarta, 16 de abril de 2008, 16h58
|
  |
Fonte: Redação Terra
|
Mídia
Argentina: fãs de cerveja são "enganados" por anúncio
Uma propaganda da cerveja irlandesa Guinness filmada em um vilarejo na Argentina levou seus fãs a viajarem milhares de quilômetros em peregrinação até o local onde, para a surpresa deles, a bebida não é vendida, segundo a agência Ansa.
»
Veja o anúncio da Guinness na Argentina
» Site mostra os 50 anúncios mais chocantes
» Modelo nua agride homem em anúncio
» Anúncio de cerveja fala de religião e sexo
A propaganda, que custou mais de 10 milhões de euros (R$ 26 milhões), mostra um povoado, em meio aos Andes argentinos, acompanhando uma série de eventos desencadeados em efeito dominó que resultam na aparição de um celebrado gigantesco copo da cerveja no centro da praça principal da cidade.
Pena, no entanto, que na pequena cidade de Iruya, noroeste da Argentina, onde foi filmado o comercial, a Guinness não seja vendida, nem tampouco apreciada pelos moradores locais.
Muitos dirão que este é um dos muitos paradoxos do universo publicitário, no entanto, Iruya está se tornando a meta preferida dos apaixonados pela Guinness que, ao final de uma longa peregrinação, descobrem amargamente que o máximo que podem encontrar na cidade é uma cerveja pilsen local, como a Quilmes ou a Salta.
"A Guinness, em Iruya, não tem em nenhum lugar, e devo confessar que nunca havíamos ouvido falar nela antes", disse Vincente Apaza, recepcionista do Iruya Inn, o hotel onde ficou hospedada a equipe de filmagem da propaganda televisiva.
"Nos deram algumas latinhas e eu experimentei, mas não gostei, guardo-a como um souvenir", continuou Apaza.
"Nos divertimos muito quando filmaram a propaganda, mas é triste ficar famoso por uma coisa que não temos", disse César Luis Arturo, dono de um bar em Iruya. "Agora as pessoas continuam a chegar em nossa vila e a querer beber Guinness", comentou Arturo.
Foi exatamente o que ocorreu com dois turistas britânicos, que haviam viajado milhares de quilômetros justamente para fazer uma homenagem à cerveja escura.
"Não conseguíamos decidir o que fazer nas férias, quando eu e meu marido vimos a propaganda da Guinness. Pensamos que seria a peregrinação perfeita. Phil ficou muito mal", contou Jackie Green ao jornal inglês The Times.

|
| Efeito dominó resulta na aparição de um gigantesco copo da cerveja no centro da cidade |
Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Redação Terra.