inclusão de arquivo javascript

 

 
 

Economia » Notícias

 Revista: confira os melhores carros para rodar na estrada

07 de abril de 2008 • 18h25

Com o aumento dos preços da gasolina e das passagens aéreas nos Estados Unidos, a revista americana Forbes decidiu compilar uma lista com os melhores carros em nove categorias diferentes para cair na estrada e fugir dos altos custos com transporte durante as férias.

»

Veja fotos dos melhores para estrada


» Confira 7 picapes que prometem "bombar"

» Revista lista os 10 melhores carros de 2008

» CNN lista os 10 melhores carros para a família

De acordo com a revista, um dos critérios levados em consideração foi a segurança oferecida pelos veículos em um eventual acidente. Por conta disso, somente modelos que foram bem avaliados pela autoridade de segurança de tráfego dos EUA foram incluídos na relação.

Entre outros, foram considerados fatores como o espaço interno dos veículos, para o conforto dos passageiros durante viagens mais longas; a capacidade de carga, para acomodar a bagagem; e a economia de combustível, utilizando parâmetros elaborados pela agência de proteção ambiental americana.

Na categoria melhor veículo utilitário esportivo (SUV) compacto, a escolha da Forbes foi o Honda CRV. Entre os itens destacados do veículo da montadora japonesa está uma mesa retrátil para os passageiros do banco traseiro, vidro térmico e oito porta-copos. O modelo também conta com um porta-malas com capacidade para cerca de 1 mil litros.

Já o SUV de tamanho médio escolhido pela Forbes foi o Lincoln MKX. Como destaques, a revista apontou os bancos frontais com controle de temperatura e sistema de entretenimento para os passageiros. O ponto fraco do carro é o consumo de combustível alto, média de apenas 8 km por litro de gasolina.

Um conhecido dos brasileiros, o Golf GTI, foi escolhido como o melhor carro hatch para viajar, segundo a revista. O modelo americano, que é uma versão diferente do vendido no Brasil, conta com coluna de direção ajustável, sistema de som com 10 auto-falantes e tem um bom espaço no porta-malas, 424 litros.

No segmento perua, a melhor escolha da reportagem foi a Chevrolet HHR. Entre os pontos fortes do carro, foram destacados o bom consumo de combustível, 10 km por litro, e o porta malas espaçoso, com capacidade de 707 litros.

A montadora coreana Kia entrou na relação da Forbes com o melhor sedã médio: o Optima. O carro tem um dos melhores espaços para as pernas dos ocupantes do carro pesquisados, com 111 cm para o motorista e 96 cm para os passageiros.

Já a Nissan colocou dois carros na lista da Forbes, com o Quest vencendo a categoria minivan e o Sentra, outro conhecido dos brasileiros, como melhor sedã compacto. O primeiro foi escolhido por ter portas traseiras de correr, teto solar panorâmico e um sistema de vídeo para entreter os passageiros. Já o segundo entrou na relação por ter um sistema de som com oito alto-falantes e um sistema de organização de bagagem no porta-malas.

Na categoria melhor cupê, a escolha da revista foi o Ford Focus. O grande diferencial do modelo foi o melhor consumo de combustível entre os escolhidos, com quase 12 km rodados por litro. Outro destaque é o espaço para as pernas do motorista, que tem quase 107 cm.

O melhor sedã grande foi outro carro da Ford, o Taurus. O carro entrou na relação tem um consumo muito similar ao do Focus, fazendo também próximo aos 12 km por litro de combustível. O ponto fraco do modelo fica por conta do porta-malas, que tem somente 368 litros.

Divulgação
Vendido no Brasil, o Golf GTI foi escolhido o melhor hatch para viajar, segundo a revista

Redação Terra
Todos os direitos de reprodução e representação reservados.
 
 
 
 
 
Disculpe, seu navegador não aceita frames<a href="www.terra.com.br"> terra </a>