Brasil 20:09 HS - 9/2/2010  NotíciasAções

Dicionário

O que significa?

Escreva aqui o termo financeiro procurado.

Quinta, 8 de novembro de 2007, 16h45

Fonte: Redação Terra

Energia

Dilma: descoberta pode transformar País em exportador de petróleo

Atualizada às 17h11

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro, que o País mudará de posição no setor de exploração de petróleo com a descoberta da nova reserva no campo de Tupi, na bacia de Santos, com reserva recuperável de 5 a 8 bilhões de barris de petróleo de boa qualidade e gás na camada pré-sal.

» Veja foto ampliada do local da reserva
» Confira o vídeo
» Petrobras anuncia reserva de até 8 bilhões de barris na bacia de Santos

"Estávamos tratando toda essa questão da indústria do petróleo no Brasil dentro de uma dimensão mais reduzida. Éramos simplesmente um país que buscava auto-suficiência. Uma reserva dessas transforma o Brasil em exportador de petróleo", disse Dilma.

A ministra confirmou, ainda, que a reserva muda a realidade do País. "Poderemos passar para um outro patamar, onde estão os países árabes, a Venezuela e outros exportadores", completou.

Segundo Dilma, a descoberta anunciada nesta quinta-feira pela Petrobras aumenta consideravelmente o potencial de exploração brasileiro. "Até hoje, diante de todos os esforços, foram descobertas reservas de 14 bilhões de barris de petróleo. Só essa reserva pode produzir de 5 a 8 bilhões. Se ficarmos na média, de 6 bilhões, será um acréscimo de 50% nas nossas reservas."

Nona rodada
O ministro interino de Minas e Energia, Nelson Hubner, anunciou que o governo vai retirar da nona rodada de licitações de blocos de petróleo e gás os blocos relacionados a possíveis reservatórios da área pré-sal nas bacias de Espírito Santo, Campos e Santos.

Segundo resolução do CNPE (Conselho Nacional de Política Energética), divulgada nesta quinta-feira, o governo retira da nona rodada 41 blocos de áreas de elevado potencial de petróleo e gás.

A decisão foi tomada após a confirmação nesta quinta-feira da maior reserva de petróleo e gás já descoberta pela Petrobras, no campo de Tupi, na Bacia de Santos, com volume de até 8 bilhões de barris de óleo equivalente.

"É a preservação da soberania do País, mas mantendo no leilão outras áreas que não tenham nenhuma interface com a descoberta", acrescentou a ministra-chefe da Casa Civil.

Segundo ela, com a exclusão dos 41 blocos, restaram 271 para o leilão, que está marcado para o final desse mês.

Com Reuters

Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Redação Terra.




Conheça o Invertia em outros países | Faça do Invertia sua home | Página inicial | Fale conosco
Identifique-se | Cadastre-se
Condições de Uso | Política de Proteção de Dados © Copyright 2010, Terra Networks, S.A.

Nota:Todas as cotações são atualizadas a cada 20 minutos