PUBLICIDADE

Melhore a cultura empresarial de seu negócio com 4 dicas

25 nov 2015 - 19h39
Compartilhar
Exibir comentários

Você já ouviu falar em cultura empresarial? Também chamada de cultura organizacional, trata-se do conjunto de histórias, valores, crenças e sentimentos compartilhados pelos grupos presentes dentro de uma companhia.

Trata-se das normas não escritas, que ajudam a determinar o comportamento e a forma de agir das pessoas. Mas para que elas sejam vistas na prática, é preciso que empresa e funcionários estejam em sintonia, sempre atuando para aperfeiçoar a sua cultura organizacional.

4 dicas para melhorar cultura empresarial

Mas como saber se a cultura empresarial de seu negócio está tendo o efeito necessário na forma de agir das pessoas? Se os resultados não estão aparecendo, é preciso modificar algo. Para melhorar o ambiente organizacional, vale a pena seguir alguns passos. Veja abaixo quatro dicas e saiba como colocá-las em prática.

Revisão de práticas de recursos humanos podem ajudar a melhorar cultura empresarial. Foto: iStock, Getty Images
Revisão de práticas de recursos humanos podem ajudar a melhorar cultura empresarial. Foto: iStock, Getty Images
Foto: Destino Negócio

Revisão de práticas de recursos humanos podem ajudar a melhorar cultura empresarial. Foto: iStock, Getty Images

1. Revise suas práticas de recursos humanos

É a atuação dos seus funcionários que vai dizer qual é, na prática, a cultura empresarial de um negócio. Portanto, se você quiser tomar decisões que visem melhorar isso, será necessário fazer uma revisão em suas políticas de recursos humanos (RH).

Avalie, juntamente com os especialistas da área, e veja o que pode melhorar e o que pode ser mantido da mesma forma. Assim, será mais fácil determinar eventuais correções.

2. Trace um plano de comunicação interna

A comunicação interna é importante para ajudar a alinhar a cultura empresarial. Portanto, gestores e profissionais desse departamento devem atuar em conjunto, com o objetivo de estabelecer um planejamento de comunicação interna.

Além disso, é necessário manter os colaboradores informados de eventuais mudanças e de que maneira elas irão impactar na empresa e no trabalho.

3. Seja claro e objetivo ao definir os valores

Ao definir a cultura empresarial, é preciso estabelecer conceitos claros e objetivos. Assim, as diretrizes ficarão mais fáceis de serem assimiladas pelos colaboradores. Por exemplo, é preciso saber definir e responder com poucas palavras qual vai ser a identidade da empresa, como você quer que ela seja percebida pelas demais, como ela irá se comportar diante de crises, entre outros aspectos importantes para a cultura empresarial.

4. Não deixe a cultura empresarial atrapalhar os avanços

A cultura organizacional é muito importante para o estabelecimento de uma unidade de pensamento, diminuindo conflitos e diferenças, além de facilitar o trabalho dos gestores. No entanto, é preciso estar atento para que essas regras implícitas não atrapalhem o crescimento da companhia.

Isso pode acontecer se as normas forem muito rígidas, colocando barreiras para dificultar eventuais mudanças, com uma postura excessivamente defensiva. Quando isso for detectado, será necessário ajustar a cultura empresarial, para alinhá-la novamente com os objetivos.

Se você tem alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto, deixe um comentário abaixo e contribua com a troca de ideias. Não esqueça de compartilhar esse artigo com seus seguidores nas redes sociais.

 

Destino Negócio
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade