Economia

publicidade
22 de janeiro de 2013 • 17h03

Mc Donald's esgota estratégias para vendas, impactadas pela crise

ZONAS - América Latina

Maior rede de restaurantes do mundo por receita recebeu clientes no dia de Natal para evitar grande declínio no final do ano nos EUA
Foto: Getty Images

O McDonald's está esgotando suas estratégias de rápida solução para travar a queda nas vendas nos restaurantes dos Estados Unidos, castigadas pelo acirramento da concorrência por clientes que estão contando os centavos em uma fraca recuperação econômica.

A maior rede de restaurantes do mundo por receita recebeu clientes no dia de Natal e mudou a oferta limitada de seu sanduíche McRib em dezembro para evitar um grande declínio no final do ano nos restaurantes dos EUA. Mas parece que a companhia está exausta de utilizar tais táticas.

"Não há curativos para janeiro, fevereiro e março", disse Richard Adams, um ex-franqueado do Mc Donald's que agora assessora operadores de restaurantes da rede.

O McDonald's divulga as vendas e resultados do quarto trimestre na quarta-feira. Em média, analistas esperam lucro de US$ 1,33 por ação, estável em relação ao ano anterior, de acordo com a Thomson Reuters I/B/E/S.

Um acidente de rota no final do ano passado colocou em perigo a estabelecida dominância da companhia sobre a indústria de fast-food e aumentou a pressão sobre o presidente-executivo Don Thompson.

O executivo assumiu em julho, no momento em que concorrentes como Wendy's e Burger King imitavam a estratégia de recuperação doMcDonald's como menus expandidos e restaurantes renovados.

O presidente já havia modificado a diretoria, ao substituir presidente de operações dos EUA uma semana após a empresa registrar, em outubro, um declínio nas vendas globais mensais em restaurantes estabelecidos - a primeira queda em nove anos.

Peter Jankovskis, co-diretor de investimentos na Oakbrook Investments, que possui ações McDonald's, mantém a fé. "Temos toda a confiança de que o McDonald's vai enfrentar o desafio", disse ele.

Reuters News