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Marketing digital: guia definitivo para entender o que é persona

5 nov 2015 - 16h37
(atualizado em 14/12/2015 às 14h01)
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Concebidas para melhorar o desempenho das campanhas de marketing digital, as personas permitem adaptar a linguagem e a abordagem do conteúdo de acordo com o público-alvo da empresa. Neste artigo, você vai entender o que é persona e como implementá-la na sua estratégia online. Boa leitura!

O que é persona e por que utilizá-las

Personas são personagens fictícios criados para representar o público-alvo de uma empresa. Em outras palavras, elas personificam – com características de pessoas comuns – os diferentes grupos de clientes da marca.

Por exemplo: se a minha empresa vende produtos de tecnologia, como mouses, pendrives e teclados, uma boa definição do público-alvo – entre tantas possíveis – seria a de um jovem de 19 anos aficionado por games.

Ao definir as personas, você consegue adaptar a linguagem e a abordagem do conteúdo de suas campanhas. É fácil de entender as vantagens: quanto melhor você conhecer a pessoa para a qual pretende vender um produto, maiores serão as chances de cativá-la. Ou você conseguiria conquistar alguém totalmente desconhecido?

Delimitar personas é o primeiro passo para adaptar a linguagem e personalizar o conteúdo do marketing digital. Foto: iStock, Getty Images
Delimitar personas é o primeiro passo para adaptar a linguagem e personalizar o conteúdo do marketing digital. Foto: iStock, Getty Images
Foto: Destino Negócio

Delimitar personas é o primeiro passo para adaptar a linguagem e personalizar o conteúdo do marketing digital. Foto: iStock, Getty Images

Criando personas para o seu negócio

O primeiro passo é definir as características básicas das personas, com informações gerais que as delimitem:

– Nome

– Cargo

– Onde trabalha

– Onde obtém informações

– Idade

– Sexo

– Localização

– Nível educacional

Em seguida, é necessário entender suas ambições, seus objetivos e dificuldades, em uma análise aprofundada:

– O que a persona quer

– Por que ela quer

– Como ela quer

– O que ela precisa evitar

Para obter essas informações, a dica é recorrer ao banco de dados de clientes (CRM). Outras opções incluem submeter os clientes a formulários, analisar dados de acesso do site (por meio do Google Analytics, por exemplo) e observar insights de redes sociais (como o Facebook).

Se você quiser ajuda para delimitar o público alvo e definir as personas, uma alternativa é recorrer aos softwares dedicados ao assunto. Gostou da ideia? Então dê uma olhada no Persona App, no Up, close & Persona e no Make my persona. As três ferramentas permitem gerar uma lista com as características mais relevantes.

Conforme explica a diretora de atendimento Malu Nogueira, à frente do departamento digital da agência aidia+BC, o desempenho do marketing digital focado em personas está relacionado à qualidade das informações. “Quanto mais detalhada for a personalidade dessa identidade, maior será o sucesso da estratégia”, orienta.

Por fim, é preciso lembrar que o processo de implementação de personas é gradativo e necessariamente incremental: você precisa atualizar as informações de forma periódica. Primeiro, porque os hábitos do seu público-alvo podem mudar, segundo, porque talvez você acabe atraindo consumidores que ainda não estão representados na lista de personas.

Se você tem alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto, deixe um comentário abaixo e contribua com a troca de ideias. Não esqueça de compartilhar esse artigo com seus seguidores nas redes sociais.

Publicado em Marketing digital: guia definitivo para entender o que é persona por Destino Negócio.

Destino Negócio
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