5 eventos ao vivo

Lula perguntará a Obama quando crédito será restabelecido

13 mar 2009
13h19

Marina Mello
Direto de Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira, véspera de sua viagem aos Estados Unidos, que pretende conversar com o presidente americano, Barack Obama, sobre a ausência de crédito no mundo por causa da crise financeira mundial. Lula deve perguntar ao presidente americano quando a oferta de crédito será restabelecida no mundo.

"Na visita ao Obama, eu espero poder conversar muito sobre a crise econômico-financeira. Todos nós sabemos que a crise se originou nos EUA, que foi o sistema financeiro americano que promoveu o maior desastre das finanças que nós já vimos", disse.

Na visão do presidente, como a crise teve origem nos EUA e atingiu principalmente os países mais desenvolvidos, a situação no Brasil só vai se normalizar quando estes países retomarem a oferta de crédito.

"Se esses países, que são as economias mais ricas do mundo, não estiverem bem, obviamente que o resto do mundo não está bem porque eles são grandes compradores, são grandes vendedores e, portanto, nos precisamos torcer muito para que os Estados Unidos voltem à normalidade. Eu tenho a preocupação que é o restabelecimento de crédito no mundo", explicou.

Lula será o primeiro chefe de Estado a reunir-se com o recém-eleito presidente dos Estados Unidos. O presidente brasileiro deverá chegar a Washington no início da noite desta sexta-feira e se reunirá com Obama por 20 minutos no sábado, a portas fechadas.

» Lula encontrará presidente sindical nos EUA


» Obama quer petróleo de Lula, diz ''El País''
» Entenda a crise do crédito

»

Opine sobre a crise nos mercados financeiros
Fonte: Invertia Invertia
publicidade