PUBLICIDADE

Lobão e Minc prometem licença para Belo Monte na segunda

12 nov 2009 - 14h16
Compartilhar

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou nesta quinta-feira que a licença ambiental prévia da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, será concedida pelo Ibama na segunda-feira, para que o leilão possa ser realizado ainda este ano.

Segundo minuta do edital do leilão de Belo Monte, a venda da concessão da hidrelétrica, que terá capacidade para gerar mais de 11 mil megawatts, ocorreria em 21 de dezembro.

"A iniciativa (licença) é para conservar a segurança energética do País", disse o ministro após reunião sobre o setor elétrico da qual participava também o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que confirmou a informação.

O presidente do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Roberto Messias Franco, também participou da reunião.

Procurado, o Ibama não tinha ninguém imediatamente disponível para comentar o assunto.

O ministro descartou qualquer relação do anúncio da licença com o apagão de energia elétrica que atingiu o País na terça-feira, e que deixou 18 Estados com problemas de abastecimento. Segundo Lobão, o apagão "é caso encerrado".

Os dois ministros participaram de uma reunião sobre o setor elétrico nesta quinta-feira.

"Estamos trabalhando para providenciar cada vez mais, daqui para frente, uma melhora ainda maior do sistema, que é muito bom, é confiável e é responsável", afirmou Lobão, que na véspera disse que o apagão que durou cerca de 5 horas tinha sido provocado por condições atmosféricas, causando curto circuito em linhas de transmissão de Furnas.

Especialistas, no entanto, colocam dúvidas sobre o real motivo do problema. Alguns questionaram a gestão ineficiente na hora do acidente.

» Confira mais notícias sobre Economia

Fonte: Invertia Invertia
Compartilhar
TAGS
Publicidade