PUBLICIDADE

Jovem entre 16 e 24 é quem menos controla gastos, diz estudo

Segundo o levantamento da Serasa, 40% dos jovens dessa faixa etária admitem não controlar a vida financeira

22 out 2014 - 12h49
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Mais jovens lideram em respostas como&nbsp;&ldquo;Eu tenho uma tend&ecirc;ncia a comprar de forma espont&acirc;nea e imediata, sem pensar muito&rdquo;, segundo levantamento da Serasa</p>
Mais jovens lideram em respostas como “Eu tenho uma tendência a comprar de forma espontânea e imediata, sem pensar muito”, segundo levantamento da Serasa
Foto: Nacho Doce / Reuters

Brasileiros entre 16 e 24 anos são os que possuem menos controle sobre a sua vida financeira, aponta pesquisa elaborada pela Serasa Consumidor, braço da Serasa Experian para o consumidor, e pelo Ibope Inteligência. Segundo o levantamento, 40% dos jovens dessa faixa etária admitem não controlar a vida financeira.

A pesquisa indica que quanto mais idade, maior é o percentual de pessoas que dizem manter o controle dos gastos. Entre 25 e 34 anos, o percentual sobe para 62%. Na faixa dos 35 a 44 anos, 66% dizem manter o controle de suas finanças. No caso de pessoas entre 45 e 54 anos, o percentual atinge 67%, enquanto que 75% dos que têm 55 ou mais dizem ter controle dos gastos.

“A população deste perfil (16 a 24 anos) não costuma planejar suas finanças de maneira consciente”, diz Júlio Leandro, superintendente da Serasa Consumidor. “Os jovens precisam evitar agir por impulso e adquirir o hábito de controlar melhor a vida financeira para que eles não sofram as consequências do superendividamento e da inadimplência.”

De acordo com o levantamento, o grupo de 16 a 17 anos apresentou queda em relação à nota de educação financeira do ano passado: de 5,9 para 5,5. Os que têm entre 18 e 24 anos também caíram na comparação com 2013, de 5,9 para 5,8.

Entre os fatores para que os mais jovens tivessem o pior desempenho estão respostas como “Normalmente, eu fico mais satisfeito em gastar dinheiro agora do que poupá-lo para o longo prazo” e “Eu tenho uma tendência a comprar de forma espontânea e imediata, sem pensar muito”.

A pesquisa foi feita com 2.002 consumidores acima de 16 anos, em 140 cidades de todos os Estados do País e no Distrito Federal, no primeiro semestre deste ano.

Curso de contabilidade Curso de contabilidade

Aprenda como a contabilidade é aplicada no dia a dia do seu negócio e saiba como abrir ou encerrar uma empresa. Curso certificado pelo MEC!

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade