PUBLICIDADE

Japão discute aumento de recursos ao FMI contra crise na Europa

ZONAS - América Latina

11 abr 2012 - 11h27
Compartilhar

O Japão iniciará nesta semana conversas com outros países, incluindo a China, sobre se e como devem ser aumentados os recursos do Fundo Monetário Internacional (FMI) para ajudar a impedir que a crise da dívida da Europa prejudique o crescimento global, disse o ministro das Finanças do país, Jun Azumi, nesta quarta-feira.

O Japão também deve manter discussões de alto nível com os Estados Unidos, maior sócio do Fundo, e com a Alemanha, principal contribuinte do FMI na zona do euro, antes de uma reunião na próxima semana de ministros das Finanças e presidentes de bancos centrais do G20, em Washington, onde um acordo pode ser fechado.

"Eu espero que entremos em consultas específicas, com países relevantes", disse Azumi em uma entrevista à agência Kyodo News e a outras organizações de mídia.

Enquanto os EUA relutam em se envolver ativamente em uma eventual ampliação dos recursos do FMI, Azumi tem afirmado que o Japão, segundo maior sócio do Fundo, está pronto para desempenhar um papel de liderança na discussão de medidas possíveis.

O Japão tem a "responsabilidade de assegurar a estabilidade econômica global", disse o ministro, acrescentado que é apropriado iniciar discussões de alto nível com vários países, como a China, e ajustar as opiniões a fim de encontrar uma direçào definida antes da reunião do G20.

Fonte: Reuters News
Compartilhar
TAGS
Publicidade