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Inovação aberta também é oportunidade para PMEs

16 nov 2012 - 08h34
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O conceito de inovação aberta também pode ser aplicado às pequenas e médias empresas (PMEs), afirma Bruno Rondani, diretor-executivo do Open Innovation Seminar, evento realizado em São Paulo de 12 a 14 de novembro durante a Semana Global de Empreendedorismo. A inovação aberta é um processo por meio do qual empresas e outras instituições formam redes de conhecimento para troca de informações e compartilhamento de projetos.

Pequenas e médias empresas também podem fazer parte de uma rede de inovação aberta
Pequenas e médias empresas também podem fazer parte de uma rede de inovação aberta
Foto: Dreamstime / Terra

"As pequenas e médias empresas podem se inserir em dois contextos: o primeiro é quando elas passam a integrar processos de inovação de empresas maiores", explica Bruno. "O outro contexto é quando uma pequena empresa, ciente de que tem recursos limitados e de que precisa de inovação, enxerga que faz parte de uma cadeia maior que pode se integrar a um grupo de outras empresas e produzir algo maior. Ou seja, busca fazer inovação usando a competência de vários outros negócios."

Bruno afirma que as PMEs podem montar suas próprias redes de inovação. O empreendedor deve pesar o que pode ser mais vantajoso: criar sua própria rede ou buscar se inserir em uma que já está montada e consolidada.

A inovação aberta é uma tendência do mercado global. Segundo Bruno, o processo se tornou uma necessidade. Conectadas, as empresas conseguem estar cientes das novas tecnologias, soluções e produtos. Quando se trabalha com um grupo fechado de pesquisa e desenvolvimento, muitas vezes falta aos pesquisadores uma melhor noção de como aplicar as suas ideias. Essas informações na maioria das vezes só podem ser adquiridas com quem tem vivência prática.

"Vamos supor que um governo tenha uma equipe formada pelos melhores profissionais da área de segurança online, mas, mesmo assim, o Estado ainda sofre com ataque de hackers. Isso acontece porque esses hackers estão trabalhando em uma rede globalmente conectada que se torna mais rápida e eficiente do que uma equipe com os melhores e mais renomados pesquisadores do mundo", exemplifica o diretor do evento.

Caso Buscapé

O Buscapé, site de comparação de preços, serviços e produtos, lançou no ano passado o programa "Sua ideia vale um milhão". O desafio seleciona empreendedores que vão receber R$ 300 mil pela ideia de negócio que ele pretende conceber.

O programa compra parte de ideia, para que o empreendedor tenha capital e coloque-a em prática. "No ano passado, foram 800 projetos inscritos. Destes, quatro foram premiados e a empresa absorveu a inovação fomentada pelos projetos", explica Bruno Rondoni.

Fonte: Cross Content
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