Crédito: Divulgação/ Mercedes-Benz

Pé na estrada
com seu caminhão

No Brasil, o transporte de mercadorias ainda
é prioritariamente rodoviário, o que faz com que
os caminhões sejam ferramenta fundamental
nesse vaivém de Norte a Sul do País. Para
ajudar quem vive na estrada, o Terra traz
dicas para o Seu Caminhão.

Para começar, mostra como optar entre
um caminhão zero quilômetro e um usado,
salientando o que observar para fazer boa
escolha. Depois, traremos 20 dicas
de segurança na estrada e as novidades
da Fenatran, o 19º Salão Internacional
do Transporte. Completando, abordamos
o tema caminhão e sofisticação
e apresentamos um guia de caminhões,
com principais modelos disponíveis
no mercado brasileiro.

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Novo ou seminovo: faça a escolha certa

Investir em um caminhão melhor pode ser uma estratégia para aumentar a eficiência e a rentabilidade do trabalho feito com o veículo. Porém, é preciso avaliar bem as ofertas e as condições de vendas oferecidas pelo mercado para garantir a melhor relação custo-benefício. Além disso, para acertar na decisão entre um novo e um seminovo, é fundamental estar preparado para analisar diversas variáveis, que vai desde ter um caminhão sem necessidade de revisão inicial do zero quilômetro até a procedência do usado. "Não há uma opção melhor ou pior, o interessante é encontrar o produto que atenda às suas necessidades e respeite o seu orçamento", diz Paulo Arabian, gerente sênior de vendas de caminhões Merdedes-Benz.

A seguir, informações relevantes ajudam a tomar a decisão e a fechar um bom negócio.

Crédito: Divulgação/ Mercedes-Benz

Leve em conta o valor para investir

A escolha entre um caminhão zero ou usado dependerá do valor disponível para o investimento. Afinal, mesmo que as condições de financiamento sejam muito boas, é preciso ter certeza que a entrada e as prestações caberão no bolso. Além disso, é interessante analisar se o valor investido vai reverter em economia ou em lucros maiores. "Quando o assunto é caminhão, o foco deve ser o aumento da produtividade. Deve-se avaliar se a tecnologia aplicada vai permitir resultados melhores", diz Claudio Gasparetti, gerente de marketing de produto caminhões da Mercedes-Benz.
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Avalie gastos extras do zero km

No momento de fazer as contas, para verificar se a compra de um novo ou seminovo respeita o seu orçamento, lembre-se de avaliar todos os custos que terá com o veículo, e não apenas o preço de venda. "A compra de equipamentos e adequação de carroceria e baú, por exemplo, podem somar cerca de R$ 20 mil", diz Claudemir Barrichello, da ¾ Caminhões, de Piracicaba (SP). E isso sem contar a compra de serviços. Na Selec Truck, loja da Mercedes-Benz instalada em Mauá, na Grande São Paulo, por exemplo, podem ser adquiridos com o caminhão sistema de telemática e gestão de frotas via Fleetboard, contratos de manutenção full e basic service, além do seguro.
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À vista ou a prazo?

Além do preço, é preciso analisar a forma de pagamento antes de decidir pelo veículo zero quilômetro ou pelo usado. Este último é geralmente uma boa opção para quem tem o dinheiro na mão e vai comprar à vista. "As taxas para o financiamento de um caminhão novo correspondem a cerca de 1/3 das que são cobradas para a compra de um seminovo em prestações", afirma Barrichello.
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Há incentivo governamental

Atualmente, o PSI (Programa de Sustentação do Investimento), do BNDES, disponibiliza taxa de juros de 4% ao ano para a compra de caminhões novos. "Se considerarmos a inflação oficial, que está em torno de 5%, estamos falando de uma taxa abaixo da inflação", diz Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e pós-vendas da MAN Latin America. A aquisição de um zero quilômetro, nessas condições, pode ser mais vantajosa.
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Taxas de juros

O IPI zero, que vigora há mais de seis meses, também é um estímulo e tanto para a compra do caminhão novo. "Além da taxa de financiamento para um caminhão zero ser menor, o benefício de isenção do IPI torna a negociação ainda mais vantajosa", afirma Barrichello, da ¾.
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Desvalorização menor no seminovo

A perda de valor de um veículo seminovo, em relação ao novo, é muito menor. Esse quesito deve ser avaliado com critério especialmente se houver a intenção de fazer uma nova troca em curto período de tempo. Nesse caso, ao optar pelo caminhão zero, pode-se perder uma soma considerável do valor investido.
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Quilometragem

Na compra de um caminhão novo, não é preciso preocupar-se com o estado geral do veículo. Porém, no caso do usado, todo o cuidado é pouco. A quilometragem rodada deve ser um dos pontos considerados, principalmente se o veículo transporta cargas mais pesadas.
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Verifique a procedência

Para adquirir um usado, a procedência é outro fator a ser avaliado com atenção. "Os novos já vêm com garantia. Porém, ao comprar um seminovo, o proprietário só terá alguma segurança se fizer a aquisição em uma loja. Mesmo assim, o prazo para reclamar de algum defeito do veículo e exigir o reparo será geralmente menor do que na concessionária", diz Barrichello. Na Selec Truck, loja da Mercedes-Benz, a garantia estendida de até 12 meses para seminovos é, sem dúvida, um grande diferencial.
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Histórico
de revisões

Na compra de um seminovo, há sempre o risco de adquirir um veículo que precisará passar por algum tipo de manutenção, antes da utilização ou nos primeiros dias de estrada. Para evitar esse tipo de problema, dê preferência a caminhões que tiveram poucos proprietários, pois isso torna relativamente fácil a tarefa de rastrear e acompanhar o histórico de revisões e as trocas de peças que o caminhão sofreu até aquele momento. "Optar por um veículo que já sai de fábrica com um contrato de manutenção aumenta ainda mais a segurança de quem compra. Isso garante, por exemplo, que o caminhão passou por revisões periódicas e está operando com peças genuínas atualizadas", afirma Paulo Arabian, gerente sênior de vendas de caminhões Mercedes-Benz.
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Vinte dicas garantem segurança na estrada

Manter-se atento ao volante, ser capaz de prever riscos e decidir de forma responsável diante de um imprevisto. Esse conjunto de atitudes possibilita diminuir consideravelmente os riscos de acidentes, que podem resultar em danos ao caminhão, à carga e, principalmente, às pessoas.

Na prática, seguir os procedimentos de direção defensiva não é tão difícil quanto parece. Com a ajuda de especialistas no assunto, selecionamos algumas orientações importantes e que, uma vez incorporadas à rotina, tornarão suas viagens muito mais tranquilas, garantindo proteção.
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Desligue os eletrônicos

Alguns aparelhos eletrônicos são ótimas companhias nos momentos de descanso e lazer. Porém, enquanto se está volante, é importantíssimo mantê-los desligados. Assistir televisão enquanto dirige, por exemplo, é tão perigoso quanto falar ao celular - mesmo que seja no viva-voz. Isso porque, ao distrair-se, você deixa de prestar atenção em detalhes da estrada que podem indicar situações de risco. O rádio está liberado, desde que em volume baixo, para permitir que você ouça os sons do próprio caminhão e os produzidos pelos demais veículos.
Crédito: Divulgação Mercedes-Benz

Confira a carga e o veículo

Um dos cuidados mais importantes, para garantir a sua segurança na estrada, é verificar se o tipo de carga e o volume que vai carregar estão de acordo com o especificado para aquele tipo de caminhão. "Para cargas elevadas, em torno de 57 toneladas, por exemplo, é necessário utilizar veículos com tração em quatro pontos, que garantem mais estabilidade e um nível de aceleração mais controlado", afirma Paulo Arabian, gerente sênior de vendas de caminhões Mercedes-Benz.
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Apague o cigarro

Você sabia que o simples fato de acender um cigarro com isqueiro à noite pode ser o suficiente para ofuscar a sua visão e impedi-lo de ver com nitidez por três ou quatro segundos? Isso acontece porque, com a claridade, as pupilas se contraem. E, até que elas voltem ao normal, um acidente fatal poderá ter ocorrido. Fumar de dia também é arriscado pois além de ocupar uma mão com o cigarro, você ainda corre o risco de se queimar. Só o susto de ver uma brasa de cigarro voando em sua direção pode desconcentrá-lo totalmente, fazendo-o descuidar-se da direção.
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Aproveite o conforto do veículo

Sempre que possível, opte por caminhões que, além de funcionais, sejam capazes de garantir mais conforto nas suas viagens. "Alguns modelos possuem bancos ergonômicos e com suspensão a ar, outros continuam sendo refrigerados mesmo quando não estão ligados. Esses diferenciais reduzem o desgaste e a fadiga do motorista durante todo o percurso", diz Arabian.
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Mantenha distância

Manter distância do veículo à frente é essencial para que se tenha tempo hábil de brecar ou fazer uma manobra repentina. E existe uma receita boa para saber se você está, de fato, respeitando essa regra. Basta escolher um ponto fixo na estrada e, quando o veículo à sua frente passar por ele, contar aproximadamente quatro segundos, enquanto pronuncia: 1001, 1002, 1003, 1004. Se o seu caminhão passar pelo ponto de referência antes que você termine a contagem, isso significa que deve afastar-se ainda um pouco mais.
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Ajuste o encosto de cabeça

Antes de ligar o carro, cheque se o encosto de cabeça está devidamente ajustado para a sua altura. O acessório é essencial num momento de desaceleração brusca, quando o motorista pode ser lançado para frente e para trás com muita força. Nesse caso, o encosto vai dar o apoio necessário à cabeça, minimizando o risco de lesões na coluna cervical e no canal medular, complicações que podem levar à morte imediata ou então, à paralisia dos membros.
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Sempre que possível, olhe para trás ao dar ré

Não dá para ignorar os pontos cegos na direção veicular. Ao fazer a manobra olhando só pelos retrovisores, você não tem noção de profundidade e pode não visualizar por completo pessoas ou animais em movimento. Quando a visão pelo vidro traseiro da cabine for possível, é mais seguro olhar para trás, por cima do ombro, conferir o cenário e só depois engatar a ré.
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Coma bem, mas sem exagerar

Principalmente quando ainda tiver um longo trajeto à frente. O excesso de alimentos ou mesmo pequenas porções de comidas pesadas, como frituras ou carnes com gorduras, podem provocar mal estar durante a viagem, provocando distensão abdominal, acúmulo de gases e até sonolência. Por isso, sempre que possível, opte por carnes magras, legumes, verduras e frutas.
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Faça intervalos regulares

Os especialistas recomendam que, a cada duas horas de direção, seja feita uma pausa de pelo menos 15 minutos. O intervalo não é para dormir, mas para sair do veículo, alongar as pernas e se distrair um pouco. Caso não seja possível fazer isso, tente ao menos seguir o que recomenda o Código de Trânsito Brasileiro, que fala em pausas de 30 minutos a cada quatro horas.
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Reduza o combustível para levar muita carga

Se estiver se deslocando com a carga máxima que o caminhão suporta, não encha totalmente o tanque de combustível. O diesel eleva o peso do veículo e, em caso de acidente, pode aumentar a gravidade da ocorrência. Nesses casos, o ideal é encher apenas parte do tanque e parar no caminho para abastecer novamente, se necessário.
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Inspecione o caminhão antes de sair

Cheque o óleo, a água do radiador, faróis e lanternas. Também é preciso ficar de olho na qualidade dos pneus e eixos do caminhão. Pneus em mau estado, desalinhados, desbalanceados e com calibragem irregular prejudicam a eficiência do freio, por falta de aderência ao chão.
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Cuidado com medicamentos novos

Antes de uma viagem, procure não tomar medicamentos que não conheça e cujos efeitos ainda não tenha experimentado. Alguns remédios podem aumentar o sono, amolecer o corpo e até reduzir os seus reflexos. Caso precise de algum medicamento, o ideal é consultar o médico antes, para saber exatamente como o seu corpo poderá reagir.
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Ande abaixo do limite de velocidade

A legislação estabelece velocidades máximas nas estradas, que devem ser respeitadas para evitar acidentes. No entanto, as condições da via, o clima e a carga transportada podem exigir mais cuidado e, nesses casos, o melhor é transitar abaixo do que é permitido. Assim, fica fácil garantir o controle do veículo, mesmo em situações adversas.
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Nunca freie bruscamente

Quando perceber um obstáculo à sua frente, diminua a aceleração em vez de colocar o pé direto no freio. Só após o caminhão ter diminuído a velocidade, use o breque.
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Não solte o caminhão nas descidas

Nos trechos em declive, mantenha o câmbio engatado, em marcha reduzida. Se o carro estiver desengrenado e acontecer um imprevisto, você não conseguirá frear, porque o motor não terá força para parar ou reduzir a velocidade.
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Desvie de obstáculos com segurança

Ao perceber que há algo na pista que o impede de seguir adiante, não pare bruscamente, especialmente se houver outro veículo logo atrás do seu. O ideal é diminuir a velocidade e sinalizar o problema para os demais condutores, usando o pisca-alerta.
Crédito: Divulgação MAN Latin America

Faça revisões periódicas
no veículo

Realizar as manutenções necessárias, de acordo com a agenda estabelecida para o tipo de veículo, carga e rota em que você opera, é essencial para evitar que, no meio de uma viagem, um problema qualquer com as peças do caminhão provoque um acidente. Para se resguardar, ter um contrato de manutenção ajuda muito. "O objetivo desse contrato é assegurar a previsibilidade dos custos com a manutenção do veículo. Quem conta com o serviço da Rede de Concessionários da Mercedes-Benz tem cerca de 200 pontos de atendimento à sua disposição, em todos os estados do Brasil", afirma Paulo Arabian, gerente sênior de vendas de caminhões Mercedes-Benz.
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Redobre a atenção em dias de chuva, neblina ou cerração

Ao dirigir nessas condições climáticas, acenda o farol baixo e aumente ainda mais a distância do veículo à frente. Nunca use o farol alto, que reflete a luz nas partículas de água, reduzindo ainda mais a visibilidade. Por conta do tempo, o chão também fica úmido, o que diminui a aderência dos pneus. Daí a importância de reduzir a velocidade. Caso sinta dificuldade de continuar dirigindo, pare em um local seguro, como um posto de abastecimento. Evite estacionar no acostamento.
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Use o farol alto com moderação

É permitido usar o farol alto em vias sem iluminação pública, porém, é preciso cuidado para não prejudicar a visibilidade dos motoristas que transitam pelo outro lado da via. O melhor a fazer, ao avistar outro veículo, é baixar o facho imediatamente.
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Álcool e drogas, nem pensar!

O uso de substâncias químicas pode até levar a uma euforia inicial, ajudando a espantar a sonolência. O problema é que esse efeito logo passa e aí o motorista poderá sentir um cansaço ainda maior, além de mal estar. E isso sem falar no efeito das drogas sobre a capacidade de responder prontamente aos estímulos, o que aumenta muito o risco de acidentes. Vale lembrar, ainda, que a Lei Seca proíbe dirigir alcoolizado ou sob o efeito de qualquer outra substância psicoativa. Se for pego em flagrante nessas condições, o motorista poderá ser penalizado com o pagamento de multa, suspensão do direito de dirigir e até com uma detenção.