PUBLICIDADE

Inflação pelo IGP-10 interrompe 3 meses de queda e avança

Índice avançou 0,31% em setembro, após deflação no mês interior

17 set 2014 - 08h51
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Infla&ccedil;&atilde;o &eacute; um dos problemas enfrentados pelo ministro Guido Mantega</p>
Inflação é um dos problemas enfrentados pelo ministro Guido Mantega
Foto: Ueslei Marcelino / Reuters

O Índice Geral de Preços-10 (IGP-10) avançou 0,31% em setembro, após deflação de 0,55% no mês anterior, impulsionado pela retomada do avanço dos preços no atacado e pela aceleração da alta no varejo. O resultado de agora interrompeu três meses seguidos de deflação do índice, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quarta-feira.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo-10 (IPA-10), que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60% do índice geral, subiu 0,35% neste mês, após queda de 0,91% em agosto.

Segundo a FGV, um dos destaques ficou para os preços do subgrupo alimentos processados, cuja taxa subiu 2,05% neste mês, após ter recuado 0,46% no anterior. O Índice de Preços ao Consumidor-10 (IPC-10), que responde por 30% do índice geral, avançou 0,26% em setembro, contra variação positiva de 0,01% no mês anterior.

Já o Índice Nacional de Custo da Construção-10 (INCC-10) desacelerou a alta a 0,15%, após 0,45% em agosto. Outros índices gerais de preços da FGV - como o IGP-DI e o IGP-M - já haviam indicado recentemente que o período de deflação dos preços no atacado havia se esgotado.

O IGP-10 calcula os preços entre os dias 11 do mês anterior e 10 do mês de referência.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade