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Indústria da moda brasileira ganha espaço no mercado mundial

4 dez 2012 - 07h25
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Se a indústria da moda movimenta bilhões de dólares no mundo, com o Brasil, apesar da menor visibilidade, não seria diferente. As marcas brasileiras ainda são pouco conhecidas no exterior - com excessão das Havaianas, que já estão nos pés dos gringos há algum tempo -, mas as empresas têxteis e de confecções vêm ganhando espaço. O diretor superintendente da Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Fernando Valente Pimentel, afirma que o faturamento da indústria têxtil, até novembro, chegou a US$ 65 bilhões. Já o faturamento do varejo chegou a cerca de US$ 120 bilhões.

Indústria têxtil e de confecções se tornou conhecida internacionalmente pelo investimento em sustentabilidade
Indústria têxtil e de confecções se tornou conhecida internacionalmente pelo investimento em sustentabilidade
Foto: Shutterstock


Para Pimentel, o setor tem grande potencial tanto no mercado interno quanto externo. Ele lembra, ainda, que a indústria de confecção brasileira é a quarta maior do mundo, enquanto a têxtil se encontra na quinta posição. Alguns problemas, entretanto, impedem seu desenvolvimento. Um deles é a produção excessiva no mercado internacional, para poucos consumidores, o que afeta a competitividade.



Fernando Pimentel afirma que a moda brasileira começa a se tornar conhecido no exterior pelo investimento em sustentabilidade e pelas roupas de praia, muito populares em diversos países. Contudo, ainda enfrenta obstáculos para se tornar mais competitiva como os altos impostos para os empresários e o elevado custo com logística e encargos trabalhistas. "Nós temos uma estrutura de custo cara, ela está sendo exacerbada na medida em que no mundo está sobrando produto e faltando consumidor", afirma.



Além disso, a crise em países europeus e as barreiras do governo argentino às importações também afetaram o setor da moda. O prejuízo é visível nos números sobre o comércio exterior da indústria de têxteis e confeccionados. Segundo dados divulgados pela Abit, as importações cresceram 9,4% de janeiro a outubro de 2012, enquanto as exportações diminuíram 9,3%. Isso resultou em um crescimento do déficit na balança comercial de 15% em relação ao mesmo período de 2011.



Programa da Apex irá investir R$ 17 milhões no setor

Desde 2000, a Abit mantém um convênio com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para incentivar as vendas do setor. Por meio do Programa de Exportação da Indústria da Moda Brasileira, o Texbrasil, são promovidas feiras, capacitação de profissionais, além do estabelecimento de contato entre empresas nacionais e estrangeiras. O diretor de negócios da Apex-Brasil, Rogério Bellini, afirma que um dos principais objetivos da iniciativa é auxiliar na inserção das empresas brasileiras no mercado internacional. Ele lembra que as companhias têxteis que participam do programa já apresentaram um crescimento de 17%. A renovação do programa, feita este ano, prevê um investimento de R$ 17 milhões nas empresas voltadas para a indústria da moda.



Um das ações do programa é traçar o perfil das empresas brasileiras e encaminhar para compradores estrangeiros, além de desenvolver estudos sobre os mercados que têm potencial para os produtos. "A partir daí, é feita uma inserção estratégica", explica Bellini. Segundo o diretor de negócios da Apex-Brasil, hoje o setor de confecções mantém relações comerciais com China, Estados Unidos, Reino Unido, Emirados Árabes, Austrália, França e República Dominicana. Já o setor têxtil comercializa com Argentina, Colômbia e Peru.



Desde o início do Texbrasil, Bellini recorda que já foram trazidos para o Brasil cerca de mil compradores internacionais e mil jornalistas, que são considerados importantes para divulgar o andamento da indústria brasileira da moda. "Também ocorreram mais de 200 feiras. Cerca de 1,46 mil empresas brasileiras participaram de eventos fora do Brasil", ressalta Bellini.

Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
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