PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Indígenas voltam a invadir canteiro na hidrelétrica Belo Monte

ZONAS - América Latina

27 mai 2013 - 11h07
Compartilhar

Indígenas voltaram a ocupar canteiro de obras na hidrelétrica Belo Monte (PA) nesta segunda-feira paralisando as atividades no local na segunda ocupação deste mês. Cerca de 140 indígenas da etnia Munduruku ocupam o canteiro Sítio Belo Monte, segundo a Norte Energia, empresa responsável pela usina.

O Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM) explicou que as atividades de 3.500 funcionários que trabalham no local foram suspensas por motivos de segurança. No total há 23 mil trabalhadores atuando nas obras da usina do rio Xingu.

Os índios pedem que as obras da usina hidrelétrica de Belo Monte e os estudos para a construção das usinas no Rio Tapajós sejam suspensos até que as consultas prévias aos povos indígenas sejam realizadas, informa nota no site do Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

A última ocupação realizada neste mês, pelo mesmo motivo, durou cerca de uma semana, após decisão judicial pela reintegração de posse. "A Norte Energia informa também que vai utilizar todos os recursos legais, fazendo uso do direito de reintegração de posse concedido pela Justiça Federal, para retomar a sua área dando continuidade ao trabalho das obras do sítio Belo Monte e segurança de todas as trabalhadoras e trabalhadores do sítio Belo Monte", informou a empresa em nota.

A Norte Energia tem entre os acionistas a Eletrobras, os fundos de pensão Petros e Funcef, a Neoenergia, a Cemig e a Light.

Fonte: Reuters News
Compartilhar
TAGS
Publicidade