Da assinatura do decreto que criou a empresa, em 1969, passando pela privatização, em 1994, e a criação da família E-Jets, conheça a história da Embraer. Conheça a história da Embraer Criada em 1969, a Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. (Embraer) tinha como objetivo inicial a construção de um hangar capaz de produzir duas aeronaves Bandeirante por mês, com pouco mais de 500 empregados. Recentemente, a empresa comemorou 10 anos das primeiras entregas da família de E-Jets, que conta com quatro aviões para o segmento de 70 a 130 assentos. De acordo com a Embraer, atualmente, os E-Jets detêm 50% de participação de mercado em encomendas e 62% das entregas no segmento de 70 a 130 assentos. Da assinatura do decreto que criou a empresa, em 1969, passando pela privatização, em 1994, e a criação da família E-Jets, conheça a história da Embraer. 1 1969 - Após reuniões com Ministros de Estado, sob liderança do Ministério da Aeronáutica, o presidente Arthur da Costa e Silva, assinou o decreto nº 770, criando a Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. (Embraer). Destinada à fabricação seriada do avião Bandeirante, a primeira diretoria teve como presidente o Cel. Ozires Silva 2 1969 – A logomarca da Embraer foi criada pelo artista plástico, desenhista e pintor José Maria Ramis Melzequio. O plano original previa a construção de um hangar capaz de produzir duas aeronaves Bandeirante por mês, com pouco mais de 500 empregados 3 1969 – A primeira encomenda à Embraer foi realizada em 1969, quando o Ministério da Aeronáutica assinou contrato para a aquisição de 80 aeronaves Bandeirante. O segundo protótipo do Bandeirante, com fuselagem alongada, motores mais potentes e pintado com as cores da Força Aérea Brasileira (FAB), fez seu primeiro voo em 19 de outubro 4 1970 – A posse da primeira diretoria da Embraer foi realizada em 2 de janeiro de 1970. O edifício-sede, na avenida Brigadeiro Faria Lima, ganhou o número 2.170, em alusão à data. 5 1970 - A construção dos prédios foi iniciada numa área ao lado do campus do então Centro Técnico de Aeronáutica (CTA), em São José dos Campos (SP). As primeiras instalações e hangares foram erguidos junto à pista de pouso, onde hoje se localiza o aeroporto da cidade. 6 1970 – O primeiro voo do terceiro protótipo do Bandeirante foi realizado no dia 29 de junho de 1970. Na imagem está a tripulação responsável pelo primeiro teste da aeronave 7 1970 - O terceiro protótipo do Bandeirante foi posteriormente vendido à comissão Nacional de Atividades Espaciais, hoje Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que o utilizou em missões de sensoriamento remoto. 8 1970 – O primeiro voo do avião agrícola EMB 200 Ipanema foi realizado pela Embraer no dia 30 de julho de 1970 9 1970 – O EMB 200 Ipanema foi desenvolvido pelo Departamento de Aeronaves do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IPD), pertencente ao então Centro Técnico de Aeronáutica (CTA). A aeronave seria aperfeiçoada pela Embraer para entrar em linha de produção 10 1971 – A Embraer tinha planejamento de produzir em série o Bandeirante e o Ipanema, mas a primeira aeronave efetivamente fabricada pela empresa foi o EMB 400 Urupema, um planador de alto desempenho. 11 1971- Depois da construção dos três protótipos do Bandeirante, foram feitas adaptações no projeto original e se iniciou 12 1971- O Bandeirante começou a ser fabricado pela Embraer juntamente com o Ipanema, representando o início efetivo das operações da empresa 13 1971 – Ministério da Aeronáutica encomenda a fabricação de 20 unidades do EMB 400 Urupema para distribuição aos clubes de voo a vela – a encomenda foi reduzida para 10 unidades posteriormente 14 1971 – Jato desenvolvido pela empresa italiana Aermacchi MC 326, o Xavante foi o terceiro modelo a entrar em produção na Embraer. O modelo foi selecionado para atender às demandas da FAB. Os componentes para a montagem do jato foram recebidos pela Embraer em 11 de março de 1971 15 1971- O primeiro voo e a entrega do Xavante foram realizados em 1 de setembro de 1971. O modelo foi selecionado para atender às demandas da FAB 16 1972 – Em 9 de agosto, a Embraer realiza o voo inaugural do EMB 110 Bandeirante de série e anuncia as primeiras vendas da aeronave para o transporte comercial de passageiros 17 1972 – No dia 18 de agosto, foi realizada a apresentação pública do Bandeirante, em cerimônia na sede da Embraer 18 1972 – em 20 de dezembro, o Bandeirante eu o certificado de homologação de tipo por parte do então Centro Técnico Aeroespacial (CTA), atual Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) 19 1973 – A primeira entrega do Bandeirante para aviação comercial foi realizada no dia 11 de abril para a empresa Transbrasil. A aeronave, com o prefixo PT-TBA, entrou em operação já em 16 de abril. Em 04 de novembro, a Vasp recebeu a aeronave com prefixo PP-SBA 20 1974 – Embraer firma acorda com a americana Piper para a fabricação dos bimotores Navajo (EMB 820) e Sêneca (EMB 810), além dos aviões de seis lugares monomotores Sertanejo (EMB 721) e Minuano (EMB 720) 21 1974- Embraer subcontrata a Indústria Aeronáutica Neiva para a fabricação de alguns monomotores como o Carioca (EMB 710), Corisco (EMB 711) e Tupi (EMB 712) 22 1975 – Em 7 de agosto, autoridades uruguaias firmam a compra de 15 aviões produzidos pela Embraer, cinco EMB 110 Bandeirante para uso da Força Aérea do Uruguai, e dez EMB 200 Ipanema, sendo as primeiras aeronaves exportadas pela empresa brasileira 23 1976 – O EMB 121 Xingu foi a primeira aeronave projetada e fabricada pela Embraer. O avião possui dois motores turboélices Pratt&Whitney PT-6. Fazia parte de uma família de turboélices pressurizados proposta pela Embraer, que incluía também o EMB 120 Araguaia e o EMB 123 Tapajós. Aviões com capacidade para mais de 20 passageiros, Araguaia e Tapajós deixaram de ser viáveis economicamente após a forte elevação do preço dos derivados do petróleo 24 1977 – Certificado na Europa em dezembro, o primeiro EMB 110P2 Bandeirante comercial foi exportado para a empresa francesa Air Littoral 25 1978 – FAB contrata a Embraer para desenvolver uma aeronave de treinamento avançado. O objetivo era desenvolver um avião destinado a fazer a ponte entre o treinamento básico e o dos jatos de combate. Assim surgiu o EMB 312 Ticano, turboélice de grande capacidade acrobática 26 1979 – Representantes da Embraer visitam o Estado da Flórida com o objetivo de abrir o primeiro escritório da empresa nos Estados Unidos. O objetivo era dar apoio técnico adequado aos novos clientes daquela região 27 1980 – Embraer inicia o desenvolvimento do EMB 120 Brasilia, turboélice pressurizado, para 30 passageiros, para uso em linhas aéreas regionais 28 1980 – Em março, a Embraer assume o controle acionário da Neiva e transfere a engenharia e toda a linha de produção dos aviões leves e do Ipanema para a empresa 29 1980 – Em 18 de agosto, a Embraer realiza o primeiro voo teste do EMB 312 Tucano, matriculado como YT-27 1300. Avião foi concebido para ser uma aeronave estável em baixas velocidades e altamente manobrável, características importantes para uma aeronave de treinamento básico 30 1980 – A apresentação oficial do primeiro EMB 312 Tucano foi realizada no dia 19 de agosto, data em que a aeronave realizou seu primeiro voo oficial 31 1982 – Lançamento do EMB 810D Seneca III no mercado nacional pela parceria Embraer-Piper. Aeronave traz como principal aeronave a potência dos motores, com aumento de 20 HP em cada unidade e hélices triplas 32 1982 – Em 8 de abril, as duas primeiras unidades do total de 41 encomendadas do EMB 121 Xingu pela França decolam de São José dos Campos com destino ao país europeu. Aeronaves foram entregues às autoridades francesas no dia 16, no Aeroporto de Le Bourget, em Paris 33 1983 – Tucano é a primeira aeronave da Embraer a ser produzida fora do País, em uma linha de montagem egípcia 34 1983 – Em 1 de maio, a Embraer estabelece a Embraer Aviation International (EAI), sediada em Paris 35 1983 – Em 25 de julho a Embraer realiza o primeiro voo de teste do turboélice EMB 120 Brasilia e, no dia 29, a aeronave é apresentada publicamente 36 1984 – Em fevereiro a Embraer cria a divisão de equipamentos da empresa, visando à capacitação da indústria nacional no projeto e fabricação de componentes aeronáuticos 37 1985 - EMB120 Brasilia faz o primeiro voo pela Atlantic Southeast Airlines (ASA), nos Estados Unidos 38 1985 – Protótipo construído no Brasil do jato AMX, de ataque ao solo, realiza seu primeiro voo no dia 16 de outubro 39 1986 - Presidentes José Sarney, do Brasil, e Raúl Alfonsín, da Argentina, assinaram o acordo para a construção de uma aeronave pela Embraer e pela Fábrica Militar de Aviones 40 1986 – Tucano fabricado na Irlanda do Norte faz primeiro voo para a Força Aérea da Inglaterra 41 1987 – A Air Midwest, maior empresa área regional americana na época, assina contrato no dia 1 de maio para a compra de cinco unidades do EMA 120 Brasilia. A operação estabeleceu a marca de 100 vendas firmes da aeronave 42 1987 – EMB 120 Brasília de número de série 033, operado pela empresa aérea regional francesa Air Litoral, alcança a marca de 1.000 horas de voo contínuas, sem panes ou atrasos, e 741 pousos completos, um recorde da frota Brasilia então em operação no mundo 43 1989 – Atendendo à demanda por aeronaves maiores que os turboélices, a Embraer começou a desenvolver o EMB 145 (atualmente nomeado de ERJ 145), aeronave para 50 passageiros que seria o primeiro avião a jato produzido pela empresa 44 1990 – Embraer enfrenta forte crise econômica devido às mudanças macroeconômicas mundiais a nacionais. O problema obrigou a empresa à redução significativa do quadro de empregados, entre outras providências emergenciais 45 1990 – CBA 123 faz seu primeiro voo oficial em 18 de julho, durante a Feira Internacional de Farnborough, na Inglaterra. A aeronave tinha custo elevado por ser tecnologicamente muito avançada, na época, e as vendas não se confirmaram, impedindo a continuidade do programa 46 1991 – As 213 aeronaves EMB 120 Brasilia, operadas por 19 empresas aéreas regionais, completam no final de janeiro a marca de um milhão de horas voadas, com um milhão e cem mil pousos realizados e 20 milhões de passageiros transportados 47 1991 – Primeiro AMX biposto fabricado pela Embraer realiza seu voo inaugural, com duração de uma hora e cinco minutos 48 1991 – Tucano H, modelo mais avançado e possante do Tucano, faz seu voo inaugural em 9 de setembro, com duração de uma hora e 50 minutos. Aeronave foi desenvolvida para viabilizar a participação da Embraer na concorrência JPATS nos Estados Unidos 49 1992 – Modelo EMB 121 Xingu completa dez anos de operação Na Força Aérea e na Marinha da França sem sofrer acidentes. No período, a aeronave a serviço das forças armadas francesas completou 158 mil horas de voo e 420 mil ciclos (operação de decolagem e retorno, com pouso) 50 1992 – Embraer completa 4.500 aeronaves produzidas com um modelo EMB 120 Brasilia, entregue a Pantanal Linhas Aéreas Sul-Matogrossenses 51 1993 – Embraer estabelece acordos para o desenvolvimento do EMB 145 (atualmente nomeado ERJ 145) 52 1994 – Considerado um dos principais atrativos aos potenciais investidores no processo de privatização da Embraer, o programa EMB 145 é relançado 53 1994 – Privatização da Embraer é fechada no dia 7 de dezembro. As instituições financeiras Cia Bozano Simonsen, Wasserstein e Perella adquiriram a participação majoritária da empresa, juntamente com os fundos de pensão PREVI e SISTEL. Em abril de 1996, o grupo Wasserstein e Perella decidiram encerrar sua presença na estrutura societária da Embraer e sua participação foi comprada pelo Grupo Bozano 54 1995 – Primeiro voo teste do EMB 145 é realizado em 11 de agosto. Aeronave foi apresentada oficialmente no dia 18 do mesmo mês. Com capacidade para 50 passageiros, o avião foi um enorme sucesso de vendas e deu ao conceito de “família”, com o EMB 135 (37 assentos) e o EMB 140 (44 assentos) 55 1995 – FAB contrata Embraer para desenvolver uma versão armada do Super Tucano, o ALX. Contrato previa a entrega de 99 aeronaves, sendo 33 monopostos e 66 bipostos 56 1996 – EMB 145 recebe certificação do Centro Técnico Aeroespacial, atual Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial. No dia 27 de dezembro a Embraer faz a primeira entrega do EMB 145 (renomeado para ERJ 145) à empresa americana Continental Express 57 1997 – Embraer muda a denominação de seus jatos regionais EMB 145 e EMB 135, para Embraer Regional Jet 145 (ERJ 145) e Embraer Regional Jet 135 (ERJ 135), respectivamente. A decisão foi tomada com base na introdução do conceito “família de jatos” da Embraer 58 1998 – Embraer apresenta o ERJ 135, jato para 37 passageiros construído com base no ERJ 145. O primeiro voo da aeronave foi realizado em 4 de julho 59 1999 – Derivado do EMB 312 Tucano, o Super Tucano ALX fez o primeiro voo em 2 de junho 60 1999 – Embraer lança a nova família de aeronaves Embraer 170/190, com aviões de maior porte. A família era composta por quatro modelos: Embraer 170, Embraer 175, Embraer 190 e Embraer 195, com capacidades para 70 a 118 assentos. Projeto previu investimentos da ordem de US$ 850 milhões 61 1999 – A Embraer Liebherr Equipamentos do Brasil S.A. (Eleb) é criada por uma joint venture entre a Embraer e o grupo Liebherr Aerospace, com sede na Suíça 62 2000 – Embraer inaugura o Centro de Realidade Virtual (CRV) no dia 23 de fevereiro. O local permite a projeção de imagens tridimensionais dos aviões em tempo real, possibilitando que sejam examinados todos os detalhes de uma aeronave em fase de projeto. Graças ao CRV, o Embraer 170 foi desenvolvido em 38 meses, enquanto o projeto do ERJ 145 levou 60 meses para ser concluído 63 2000 – Em 30 de maio, a Embraer inaugura um escritório comercial e depósito de peças em Pequim, na China 64 2000 – Embraer realiza no dia 27 de junho o primeiro voo do ERJ 140, jato pressurizado com capacidade para 44 passageiros derivado do ERJ 145 65 2000 – Lançamento do programa Legacy, aeronave executiva baseada na plataforma do ERJ 135. Aeronave marca a entrada da Embraer no mercado de aviação executiva 66 2000 – O sucesso da família ERJ 145 no mercado internacional faz a Embraer lançar ações nas bolsas de valores de São Paulo (Bovespa) e Nova York (Nyse) 67 2000 – Embraer inaugura seu escritório comercial em Singapura 68 2001 – Embraer inaugura a unidade Eugênio de Melo, localizada em São José dos Campos (SP), a partir da aquisição pela empresa de uma antiga fábrica desativada 69 2001 – Primeiro voo do Legacy é realizado no dia 31 de março. Aeronave executiva possui de 10 a 16 assentos na versão Executivo e 16 a 19 assentos na versão Shuttle 70 2001 – Embraer inaugura, no dia 13 de outubro, a primeira etapa da nova unidade em Gavião Peixoto (SP), com a entrada em operação da pista destinada a operações de ensaio em voo, com cinco quilômetros de extensão 71 2001 – Embraer 170 é apresentado publicamente no dia 29 de outubro. O projeto, considerado inovador e arrojado pela empresa, fo desenvolvido em tempo recorde 72 2002 – Embraer realiza o primeiro voo do Embraer 170 no dia 19 de fevereiro. O protótipo nº 0001, matrícula PT-XJE, foi tripulado pelos pilotos de teste Luiz Carlos Rodrigues e Eduardo Camelier, e pelo engenheiro de ensaios em voo Gilberto Cardoso 73 2002 – Embraer inaugura o complexo industrial de Gavião Peixoto no dia 11 de junho. O local tem como objetivo sediar as atividades industriais das aeronaves dos mercados de defesa e de aviação comercial e de ensaios em voo 74 2002 – Embraer entrega para a FAB as primeiras aeronaves EMB 145 AEW&C e EMB 145 MP/ASW do sistema ISR - Intelligence, Surveillance, Reconnaissance, um Sistema de Vigilância Inteligência e Reconhecimento para utilização no SIVAM 75 2002 – Neiva apresenta protótipo do Ipanema com motor à álcool (etanol). Primeiro voo do modelo foi realizado no dia 10 de outubro para um plateia de cerca de 300 pessoas 76 2002 – Anunciada joint venture entre a Embraer e a empresa AVIC II na China, para a produção de aeronaves ERJ 145 em Harbin. Primeira aeronave produzida pela parceria foi apresentada em 16 de dezembro de 2003 77 2003 – Empresa americana JetBlue Airways realiza a primeira encomenda do Embraer 190. Empresa encomendou 100 aeronaves 78 2003 – US Airways encomenda o Embraer 170 e torna-se o cliente lançador da aeronave nos Estados Unidos 79 2003 – Empresa realiza o primeiro voo do Embraer 175. Aeronave foi a segunda da nova geração de jatos comerciais da família Embraer 170/190 80 2003 – No dia 18 de dezembro, a Embraer realiza a primeira entrega do Super Tucano para a FAB. A aeronave recebeu a designação militar A-29. 81 2004 – Empresa apresenta publicamente o Embraer 190 82 2004 – Embraer 170 entra em serviço no dia 2 de março na Europa e nos Estados Unidos 83 2004 – Aeronave projetada para o mercado entre 70 e 110 assentos, Embraer 190 faz primeiro voo no dia 12 de março. Aeronave é o terceiro modelo da família Embraer 170/190 84 2004 – Maior avião comercial até então construído pela empresa, com 108 assentos, o Embraer 195 realizou seu voo inaugural no dia 7 de dezembro, na sede da empresa em São José dos Campos 85 2005 – Embraer anuncia o lançamento das novas versões dos jatos Embraer 190 e Embraer 195, os aviões de 100 e 110 assentos, respectivamente, que compunham a nova família de quatro E-Jets 86 2005 – A Indústria Aeronáutica Neiva entrega o milésimo avião Ipanema durante cerimônia realizada em Botucatu (SP), primeira aeronave movida a álcool no mundo 87 2005 – Embraer anunciou o fortalecimento de sua posição no mercado de Aviação Executiva com novos produtos e serviços. Primeiro passo para expandir seu portfólio foi a complementação da oferta do Legacy com jatos para as categorias Very Light e Light 88 2005 – Centro de Serviços da Unidade Gavião Peixoto é inaugurado no dia 12 de julho. Local passa a realizar manutenção, reparo e reforma em aeronaves fabricadas pela Embraer 89 2005 – Em 9 de novembro, a Embraer anunciou o nome dos seus novos jatos executivos das categorias Very Light e Light – Phenom 100 e Phenom 300 90 2006 - A reestruturação societária da Embraer ocorreu no dia 31 de março e consistiu na simplificação da estrutura do capital social da Empresa, que passou a ser composto por apenas ações ordinárias 91 2006 - Embraer inaugura um novo hangar de 7.250 metros quadrados no Aeroporto Internacional de Nashville (BNA), no Estado do Tennessee, Estados Unidos 92 2006 – Embraer apresentou o Lineage 1000, jato executivo ultra-large baseado na plataforma do Embraer 190, durante a European Business Aviation Convention & Exhibition (EBACE), na Suíça, entre 3 e 5 de maio 93 2006 –Embraer anuncia o lançamento do novo Embraer Executive Care. O novo programa sucede o Total Legacy Care, oferecendo cobertura mais ampla e incluindo todos os jatos executivos da Embraer 94 2006 – Embraer 195, avião comercial de 108 a 118 assentos, recebe certificado de tipo da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) 95 2006 – Embraer 190, jato comercial de 100 assentos, recebe certificado para ser operado pelas empresas aéreas Finnair e Régional (subsidiária regional da Air France) 96 2006 – Embraer anuncia a implantação de três novos centros de serviços nos Estados Unidos, dedicados ao atendimento completo aos jatos executivos Phenom 100, Phenom 300 e Legacy 600 97 2006 – Embraer anuncia que a plataforma ERJ 145 alcançou a marca de dez milhões de horas de voo após uma década em serviço e um total de cerca de 8,5 milhões de ciclos (operações de pouso e decolagem) 98 2006 – Embraer entrega 100ª aeronave Legacy, operada pela ABS Jets 99 2007 – Embraer confirma a realização de estudos para o desenvolvimento de uma aeronave de transporte militar, o jato de médio porte Embraer C-390 (atualmente denominado KC-390) 100 2007 – Embraer lança novas versões com alcance avançado dos jatos Embraer 170 e Embraer 175 da família de quatro aeronaves E-Jets 101 2007 – No dia 16 de junho de 2007 a Embraer apresentou o primeiro Phenom 100, nova referência criada pela Embraer para o segmento de jatos muito leves 102 2007 – No dia 19 de agosto, quando comemorava 38 anos de história, Embraer oficializa a atualização em sua logomarca 103 2007 – Embraer entrega milésimo jato da família ERJ 145 em cerimônia realizada pela empresa em Harbin, na China 104 2007 – Frota mundial de E-Jets da Embraer alcança um milhão de horas de voo, transportando passageiros em cinco continentes 105 2008 – Embraer conclui a montagem do primeiro jato executivo Phenom 300 na Unidade Gavião Peixoto (SP) no dia 12 de abril. Dois dias depois, foi realizado o primeiro voo da aeronave 106 2008 – Embraer entrega o primeiro jato Embraer 195 à Azul Linhas Aéreas Brasileiras, que passou a ser a primeira companhia aérea a operar os E-Jets no Brasil 107 2008 – Embraer entrega o 500º E-Jet, um Embraer 170, para a Regional – Compagnie Aérienne Européenne, da França 108 2008 – O Lineage 1000 da Embraer recebe o certificado de tipo pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da European Aviation Safety Agency (EASA), órgão europeu de homologação 109 2008 – Embraer realiza a primeira entrega do Phenom 100 para os clientes Jim e Betsy Frost, em São José dos Campos 110 2009 – Embraer confirma a venda de oito aeronaves Super Tucano para o governo da República Dominicana, a serem operados pela Força Aérea do país em missões de segurança interna e patrulhamento de fronteiras 111 2009 – Embraer assina contrato com a Força Aérea Brasileira (FAB) para o programa da aeronave de transporte militar KC-390 112 2009 – Embraer entrega o primeiro jato executivo Lineage 1000, no dia 8 de maio, à HE Aamer Abdul Jalil Al Fahim, de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. 113 2009 – Embraer realiza a entrega da 100ª aeronave Super Tucano para a Força Aérea Brasileira (FAB), na sede da Empresa em São José dos Campos (SP) 114 2009 – Embraer realiza o primeiro voo do Legacy 650. O jato executivo da categoria large foi desenvolvido com base no Legacy 600, oferecendo maior alcance e capacidade para 14 passageiros 115 2009 – Embraer entrega o primeiro jato executivo Phenom 300 da categoria light, para a Executive Flight Services. 116 2010 – Embraer entrega o 100º jato Phenom 100, a sexta aeronave a compor a frota da JetSuite, empresa americana de fretamento de jatos executivos 117 2010 – Apenas um ano após o lançamento, jato executivo Legacy 650 foi certificado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e pela European Aviation Safety Agency (EASA), órgão europeu de homologação 118 2011 – Embraer inaugura primeira fábrica nos Estados Unidos dedicada à montagem final de aeronaves no Aeroporto Internacional de Melbourne, na Flórida 119 2011 – A Embraer Defesa e Segurança assinou contrato de compra de 64,7% do capital social da divisão de radares da OrbiSat da Amazônia S.A. 120 2011 – Embraer realiza o primeiro voo da plataforma EMB 145 AEW&C (Airborne Early Warning & Control ou Alerta Aéreo Antecipado e Controle), desenvolvida para o governo indiano de um total de três encomendas 121 2011 – Embraer entrega o 300º jato da linha Phenom, produzido nas instalações da empresa em Melbourne, Estado da Flórida (EUA) O Phenom 100 foi entregue para a Executive AirShare 122 2012 – No dia 17 de janeiro a Embraer acionou pela primeira vez o motor do Legacy 500 na sede da empresa, em São José dos Campos 123 2012 –Embraer Defesa e Segurança assina um acordo para adquirir da European Aeronautic Defense and Space Company (EADS) 30% das ações que representam o capital da AIRHOLDING, SGPS, S.A. no consórcio constituído em 2005 em Portugal pela Embraer e pela EADS 124 2012 – O ator Jackie Chan, embaixador da marca Embraer, recebeu um Legacy 650, primeira aeronave do modelo entregue para a China, no dia 3 de fevereiro 125 2012 – O Instituto Embraer de Educação e Pesquisa (IEEP) anuncia a construção de uma nova unidade do Colégio Embraer ao lado da Unidade Botucatu, no interior de São Paulo. Escola modelo focada na excelência acadêmica para alunos egressos da rede pública de ensino, a instituição terá capacidade para 360 alunos 126 2012 – Embraer, Boeing e Airbus, assinaram um acordo que visa apoiar, promover e acelerar a disponibilidade de novas fontes sustentáveis de combustível para a aviação, a partir da cooperação com governos, produtores e outros stakeholders 127 2012 – Embraer inicia a fabricação do Legacy 450, novo jato executivo da categoria mid-light 128 2012 – Embraer Defesa e Segurança dá início ao Programa Embraer Solução de Suporte para Governo (ESSG) através de contrato firmado com a Força Aérea Brasileira para fornecimento de suporte logístico e serviços para frota de 24 aeronaves da família ERJ 145 129 2012 – Embraer firma parceria com a ExecuJet Haite Aviation China Co. para a manutenção das aeronaves Legacy 600650 e Lineage 1000, o que resultou na implantação do primeiro Centro de Serviços Autorizados da Embraer para jatos executivos na China 130 2012 – Primeira aeronave da Embraer a utilizar o sistema de voo fly-by-wire, Legacy 500 realizou o primeiro voo no dia 27 de novembro 131 2012 – O primeiro Phenom 300 fabricado nos Estados Unidos realizou o voo inaugural no dia 5 de dezembro, na semana em que a Embraer celebrava o voo inaugural do primeiro Phenom 100 produzido naquele país 132 2012 – Jatos comerciais Embraer 190 e Embraer 195 e o jato executivo Lineage 100 foram homologados pelo Interstate Aviation Commitee (MAK), no dia 13 de dezembro 133 2013 – Embraer estreia em Bangladesh com o início das operações de dois jatos ERJ 145 adquiridos pela NovoAir, nova empresa aérea regular 134 2013 – Instituto Embraer de Educação e Pesquisa inaugura em Botucatu (SP) uma nova unidade do Colégio Embraer, com capacidade para 360 alunos 135 2013 – Como parte do programa de expansão da Embraer em Melbourne, foram inauguradas instalações no Aeroporto Internacional de Jacksonville, na Flórida (EUA) mais especiais de economia