Abrir o próprio escritório é o objetivo de muitos advogados no Brasil. Mas lidar com a gestão da empresa não é uma atividade fácil para quem não estudou ou tem experiência com empreendedorismo. Com o objetivo de auxiliar na administração de escritórios, a Selem & Bertozzi Consultoria lançou neste ano a primeira franquia de gestão de negócios de advocacia do País.
De acordo com Lara Selem, franqueadora da empresa, a Selem & Bertozzi cria planos de negócios para escritórios advocatícios, elaborando estratégias de marketing e fazendo toda a gestão financeira e de pessoas para escritórios contratantes. Os projetos elaborados pela empresa duram, em média, de oito a 12 meses.
A consultoria tem sua própria metodologia de gestão de negócios na área jurídica, a qual os franqueados devem seguir na execução dos projetos.
Segundo Lara, a ideia de criar a franquia surgiu porque as faculdades de direito no País não preparam os futuros advogados para serem empreendedores. “Essa ideia tem quase 20 anos, sempre atuamos com consultoria em escritórios de advocacia. A demanda no Brasil inteiro é tão grande que percebemos que não estávamos dando conta sozinhos”, diz.
De acordo com a consultoria, há 835 mil advogados atuando no Brasil e a previsão é que, em 2018, esse número ultrapasse 1 milhão de profissionais. Para a empresa, essa perspectiva faz com que o tipo de franquia nasça com um grande número de potenciais novos clientes.
O negócio também inaugura um novo setor de franquias no País. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), não há outras empresas licenciadas atuando no mesmo ramo atualmente.
O investimento inicial para abrir uma franquia da Selem & Bertozzi é, em média, de R$ 45 mil – variando de R$ 25 mil a R$ 75 mil, conforme a demanda de escritórios na região. De acordo com Lara, o franqueado tem retorno do investimento em cerca de nove meses.
As primeiras franquias da consultoria devem ser lançadas entre o fim de abril e início de maio, em Santa Catarina e no Mato Grosso do Sul. A expectativa da empresa é ter 40 unidades em todo o País até 2018 e, em seguida, expandir os negócios para países como Argentina e Chile.
A franquia tende a atrair, por exemplo, advogados que se interessam por gestão em seu próprio setor e administradores que queiram atuar no mercado jurídico.
Se você quer abrir o próprio negócio mas não tem muito capital para dar o pontapé inicial, a solução pode estar em algumas franquias certificadas pela Associação Brasileira de Franquias (ABF) que demandam investimento inferior a R$ 25 mil. É o caso da Home Angels. Criada em 2009, a rede de cuidadores atende desde idosos até recém-nascidos e pessoas em recuperação cirúrgica. Com um investimento inicial a partir de R$ 21 mil, a Home Angels tem previsão de faturamento mensal de R$ 75 mil, prometendo retorno do capital inicial em um período de 6 a 12 meses
Foto: Alexander Raths / Shutterstock
On Byte - Criada em 2002, a rede de cursos profissionalizantes e de informática atua por meio de programas de computador e apostilas de apoio. Com um investimento inicial a partir de R$ 23 mil, a On Byte tem previsão de faturamento mensal de R$ 20 mil e promete retorno entre 12 e 24 meses
Foto: YanLev / Shutterstock
Doutor Faz Tudo - Criada em 2008, a rede presta serviços de reparos e reformas em imóveis residenciais e comerciais. Com um investimento inicial a partir de R$ 23 mil, a Doutor Faz Tudo tem um faturamento mensal estimado em R$ 50 mil, prometendo retorno entre 6 e 12 meses
Foto: Dmitrijs Dmitrijevs / Shutterstock
Dr. Jardim - Criada em 2009, a rede presta serviços de manutenção de piscinas e jardins. Com um investimento inicial a partir de R$ 21 mil, a Dr Jardim tem um faturamento mensal estimado em R$ 30 mil, prometendo retorno entre 6 e 12 meses
Foto: IVL / Shutterstock
Jan-Pro - Criada em 1991, a rede de serviços de limpeza e manutenção de imóveis atende desde hospitais até escolas, restaurantes e bancos. Com um investimento inicial a partir de R$ 8 mil, a Jan-Pro tem um faturamento mensal estimado em R$ 70 mil, prometendo um retorno entre 7 e 12 meses
Foto: Dmitry Kalinovsky / Shutterstock
Ligue Site - Criada em 2002, a rede de criação de sites trabalha com uma linha completa de serviços digitais, desde a hospedagem até a manutenção do endereço virtual. Com um investimento inicial a partir em R$ 24 mil, a Ligue Site conta com 129 unidades franqueadas no país e duas no exterior e promete retorno do capital inicial em um horizonte de 6 a 25 meses
Foto: marekuliasz / Shutterstock
Guia-se - Criada em 1997, a rede de negócios pela internet presta serviços de criação e manutenção de sites e marketing digital. Com um investimento inicial a partir de R$ 24,9 mil, a Guia-se tem previsão de faturamento mensal de R$ 15 mil, prometendo retorno entre 6 e 24 meses
Foto: Sergey Nivens / Shutterstock
The Kids Club - Criada em 1987, a rede oferece cursos de inglês para crianças a partir de dois anos. Com um investimento inicial a partir de R$ 19 mil, a franquia tem previsão de faturamento mensal estimado de R$ 6 mil e promete retorno do capital inicial em um período de 18 e 24 meses
Foto: michaeljung / Shutterstock
Pet Cursos - Criada em 2003, a rede de cursos profissionalizantes e treinamentos atua nas áreas administrativa, de idiomas, informática e saúde. Com um investimento inicial a partir em R$ 19,5 mil, a Pet Cursos tem um faturamento mensal estimado de R$ 35 mil, prometendo um retorno entre 6 e 12 meses
Foto: racorn / Shutterstock
Tutores - Criada em 2007, a rede de educação multidisciplinar e serviços de tutoria oferece desde reforço escolar para jovens até cursos de artes para idosos. Com um investimento inicial a partir de R$ 20 mil, a Tutores tem um faturamento mensal estimado em R$ 25 mil, prometendo um retorno entre 6 e 12 meses
Foto: Monkey Business Images / Shutterstock
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