A chamada nova classe C brasileira caiu no gosto dos investidores da área de franquias. “Temos em praticamente todos os setores do franchising excelentes oportunidades voltadas para este público, no segmento de serviços, varejo e até alimentação”, afirma o diretor da consultoria Global Franchise, Wagner Lopes D’ Almeida.
No entando, para obter sucesso e se destacar no mercado, D’ Almeida recomenda que o futuro franqueado visite unidades já em operação em regiões que concentrem este grupo de pessoas, além de checar o desenvolvimento dos negócios, conversando com os donos das lojas e identificando os desafios enfrentados.
“Também é importante avaliar se o perfil do consumidor destas unidades é semelhante à região onde o novo franqueado pretende operar”, alerta.
Segundo a sócia-diretora da Franchise Store, Filomena Garcia, as marcas que apostaram nesta ideia têm crescido em um ritmo maior nos últimos quatro anos. “Quem saiu na frente e teve essa sacada antes acabou ganhando mais, o que será mais complicado daqui para frente”, acredita.
A executiva não cita um tema específico para a rede dedicada à classe, mas aponta sucessos como a Di Santinni, de calçados, o Monster Dog, especializado em cachorro-quente, a Sorridents, de serviços odontológicos, e o Spa das Sobrancelhas, de estética.
Na experiência da rede de tratamento e cuidados especializados para cabelos crespos e cacheados Lunablu, a meta foi oferecer ao novo público um serviço ‘premium’ com preços acessíveis. As três lojas da marca foram abertas em locais considerados estratégicos e de grande circulação de pessoas, em São Paulo, nos bairros Santo Amaro e República, e no Rio de Janeiro, em Madureira.
“O aumento da demanda foi proporcional à ascensão social das comunidades”, conta a diretora da Lunablu, Soraia Serreti.
Para o futuro, a empresária explica que a expansão da marca se dará por meio de franquias. “Estamos no início do processo e pretendemos abrir pelo menos trinta unidades nos próximos em doze meses”, planeja.
LIMPEZA AUTOMOTIVA. A AcquaZero e a Auto Spa Express fazem lavagem ecológica de carros. A primeira requer investimento inicial de R$ 6 mil (em alguns casos, até R$ 85.000); a outra, de R$ 9.900, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Informações: www.acquazero.com.br e www.facebook.com/autospasp
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REPARO AUTOMOTIVO. A Auto Brasil 24h presta serviço de conserto de carros, além de rastreadores e bloqueadores de veículos. De acordo com a ABF, o investimento para abertura do negócio é de R$ 5.200. Informações: www.autobrasilfranquias.com.br
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CONSTRUÇÃO CIVIL. O Estilo de Construir é um portal de construção e decoração que pretende centraliza profissionais e lojas desse setor em cada cidade. Segundo a ABF, o investimento inicial varia de R$ 14.900 a R$ 29.900. Informações: www.estilodeconstruir.com.br
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INFORMÁTICA. A Gigatron presta assistência tecnológica em várias frentes: fabricação de etiquetas adesivas em rolos e folhas e confecção de código de barras; concepção de software; e auxilio no processo de automação da produção por meio de robôs. A abertura do negócio fica entre R$ 5.000 a R$ 10.000, de acordo com a ABF. Informações: www.gigatron.com.br
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COMUNICAÇÃO. A ideia do Portal da Cidade é transmitir informações locais. Funciona como um blog: a plataforma do site já está pronta e o franqueado insere o conteúdo. Segundo a ABF, o aporte para abrir uma unidade fica entre R$ 5.000 e R$ 30.000. Informações: www.franquiaportaldacidade.com
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LIMPEZA. A Jan Pro tem como objetivo oferecer trabalho de limpeza regular ou até mais pesada. Segundo dados da ABF, o investimento para abertura do negócio é de R$ 8.185 a R$ 143.800. Informações: www.jan-pro.com/brasil/franquias/
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ESTÉTICA. A empresa Light Depil faz depilação com luz pulsada. O serviço funciona com um aparelho que pode ser levado em domicílio ou em uma sede própria. O investimento inicial, segundo a ABF, fica por volta de R$ 9.900. Informações: www.lightdepil.com.br
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SALÃO DE BELEZA. Ser um franqueado da Miss Hollywood é como administrar um salão que já vem pronto. O negócio oferece todos os serviços, com manicure, pedicure, depilação e uma atenção especial para os cabelos. Segundo a ABF, o investimento inicial é de R$ 15.000 a R$ 45.000. Informações: www.misshollywood.com.br
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PROPAGANDA. A Pão Natureza usa um meio diferente para fazer a marca dos clientes chegar ao público: o saco de pão. As embalagens são fornecidas gratuitamente para as padarias cadastras que, ao vender o pão quentinho levam o anúncio ao público. Abrir uma franquia da marca custa entre R$ 9.500 e R$ 11.500, segundo a ABF. Informações: www.paonatureza.com
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SOFTWARE. A Vilesoft fornece softwares que auxiliam na gestão empresarial. De acordo com a ABF, o investimento para abertura do negócio fica entre R$ 10.000 e R$ 75.000. Informações: www.portal.vilesoft.com