PUBLICIDADE

Fórum mostra sustentabilidade na teoria e na prática

26 mar 2010 - 14h12
Compartilhar
Arnoldo Santos
Direto de Manaus

Teoria sem prática que a comprove e dê credibilidade, não tem alcançado inserção no mercado internacional. Essa é a premissa que norteia o Fórum Internacional de Sustentabilidade, em seus bastidores. Por isso, a organização do evento planejou compensações ambientais com ações como, utilizar só material de origem reciclável e recompensar a quantidade de carbono desprendida na atmosfera com o deslocamento dos seus palestrantes convidados.

A associação de empresários que realiza o fórum, liderada por João Dória Jr., defende a adesão do mercado, mas também do cidadão comum às atitudes sustentáveis. "A consciência dos empresários está se ampliando, mas essa atitude sustentável pode ser feita dentro de casa. Separando o lixo e economizando energia. Essa consciência macro serve para as ONGs, governos, mas também para o cidadão", diz João Dória.

Nos corredores do Hotel Tropical, onde está sendo realizado o fórum, os copos de plástico desapareceram. Deram lugar aos de vidro como uma das práticas a fim de diminuir a produção de lixo. "Os impactos ambientais de eventos como esse tendem a diminuir porque é uma exigência cada vez maior de empresas que não só realizam, mas também patrocinam. Isso é um processo de reeducação do empresariado", diz Roberto Vámos, consultor da empresa de gestão ambiental contratada pela organização do fórum.

Dentro da perspectiva de ideias, o fórum de Manaus tenta ser teórica e praticamente sustentável. Os cientistas que vão apresentar suas idéias, junto com os convidados mais ilustres, defendem seus conceitos em busca da adesão dos empresários, formadores da platéia. "Há muitas evidências dadas pela ciência nesse sentido. O que devemos trabalhar agora é desenvolver produtos e processos que substituem as commodities convencionais para gerar renda a partir da floresta", diz o pesquisador Adalberto Val, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), um dos debatedores convidados.

O fórum, que começou na manhã desta sexta-feira, com a palestra do cientista e ecólogo norte-americano, Thomas Lovejoy, vai até o sábado. Ainda falarão o ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore, o cineasta James Cameron, e o governador do Amazonas, Eduardo Braga.

Mark London destaca importância do povo da Amazônia para sustentabilidade da região
Mark London destaca importância do povo da Amazônia para sustentabilidade da região
Foto: Gustavo Scatena / Especial para Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade