PUBLICIDADE

Floresta amazônica perde mais 498 km2

Pará e Mato Grosso seguem na vanguarda da devastação

24 set 2009 - 18h26
Compartilhar

O Deter, sistema de alerta de satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), detectou 498 quilômetros quadrados de desmatamentos na Amazônia Legal por corte raso ou degradação progressiva em agosto. O campeão do mês da devastação foi o Pará, com 301 km2, seguido do Mato Grosso, com 105 km2. Rondônia e Amazonas tiveram respectivamente 51 km2 e 22 km2, enquanto os demais Estados apresentaram índices menores que 7 km2 em agosto, mês em que a baixa ocorrência de nuvens permitiu a observação de 83% da região.

A cada quinzena, os dados são enviados ao Ibama, responsável pela fiscalização das áreas. O sistema indica tanto áreas de corte raso, quando os satélites detectam a completa retirada da floresta nativa, quanto áreas classificadas como degradação progressiva, que revelam o processo de desmatamento na região, informa a assessoria do Inpe.

De acordo com o Deter, 90% dos alertas de agosto foram confirmados como desmatamento. Destes, 73% foram classificados como corte raso e 13% como floresta degradada de alta intensidade. Os demais indicaram áreas de degradação moderada ou leve.

Fonte: DiárioNet DiárioNet
Compartilhar
TAGS
Publicidade