1 evento ao vivo

Feira na Inglaterra tem avião gigante e novidade brasileira

9 jul 2012
11h01
atualizado às 13h46
  • separator
Gustavo Rosilho
Direto de Farnborough

Começou nesta segunda-feira em Farnborough, a cerca de 50 km de Londres, a feira de aviação que leva o nome da cidade. Dentre os destaques de 2012 estão as novidades A350XWB, da Airbus; o novo 737 MAX, da Boeing; e o futuro jato executivo da brasileira Embraer, o L500. Ainda chamam a atenção a exposição de gigantes da aviação como o A380 - maior aviação de passageiros do mundo -, o militar A400M, também da Airbus, e um McDonell Douglas KDC-10 modificado para servir como aeronave de reabastecimento em voo.

Abertura da feira de aviação aconteceu nesta segunda-feira
Abertura da feira de aviação aconteceu nesta segunda-feira
Foto: Gustavo Rosilho / Terra

» Saiba como é construído o maior avião do mundo

Farnborough é uma das duas maiores feiras de aviação comercial do mundo. Ela ocorre sempre em anos pares, para poder revesar com Le Bourget - no subúrbio de Paris - que acontece em anos ímpares e é o outro grande evento deste tipo no mundo. Neste ano, os organizadores de Farnborough tiveram algumas dificuldades extras para superar antes de começar a feira. A primeira foi a "concorrência" com outro grande evento que acontece em Londres neste mês: a Olimpíada. Por isso, alguns trâmites burocráticos, como vistos e permissões de pouso de aeronaves foram atrasados. Um dos reflexos é a ausência de uma das atrações mais divulgadas pela organização: a exposição dos caças russos Sukhoi SU 27, que fariam sua primeira aparição longe de sua terra natal.

Outra dificuldade foi o chuvoso verão inglês deste ano, que transformou algumas áreas do aeroporto de Farnborough, onde acontece a feira, em verdadeiros lamaçais. A organização utilizou brita para cobrir algumas dessas áreas, mas outras tiveram que ser isoladas devido ao piso encharcado.

Dentre as curiosidades está até um carro de Fórmula 1 da Caterham, que correu ontem o Grande Prêmio de Silverstone, vizinha de Farnborough, e que tem entre seus patrocinadores uma companhia aérea.

Além das novidades em aviação comercial e executiva, Farnborough também reúne apresentações de aviões militares. A feira deste ano foi aberta com a apresentação de caças da força aérea real, que sobrevoaram o local. O evento fica aberto apenas restrito a expositores e imprensa até sábado, quando recebe também o público em geral.

Veja também:

Senadora Simone Tebet (MDB-MS) defende representatividade mínima de 30% de mulheres na direção dos partidos
Fonte: Terra
publicidade