PUBLICIDADE

Fecomercio: Cai número de famílias paulistanas endividadas

Comparado a maio, o indicador mostrou redução de 1,6%

2 jul 2014 - 11h43
(atualizado às 11h46)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O grande vilão das dívidas das famílias paulistanas segue sendo o cartão de crédito, responsável por 69,8% dos endividamentos</p>
O grande vilão das dívidas das famílias paulistanas segue sendo o cartão de crédito, responsável por 69,8% dos endividamentos
Foto: Getty Images

Quase a metade das famílias da cidade de São Paulo, ou 49,6% delas, tem algum tipo de dívida, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, organizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Comparado a maio, o indicador mostrou queda de 1,6%. Em relação a junho do ano passado, a queda na proporção de endividados foi de 3,9%.

Em junho, as famílias com contas atrasadas somaram 13,6% do total, 0,9 ponto percentual menor que o registrado em maio. Segundo a FecomercioSP, 4,4% dos entrevistados disseram que não terão condições de pagar suas contas no mês seguinte.

O grande vilão das dívidas segue sendo o cartão de crédito, responsável por 69,8% dos endividamentos. Em seguida, aparecem carnês (14,2%), crédito pessoal (11,8%), cheque especial (6,3%) e crédito consignado (4,8%). Os financiamentos de veículos e imóveis residenciais correspondem 20,1% e 12,9% do total, respectivamente.

De acordo com economistas da FecomercioSP, a queda do nível de endividamento da capital paulista se deve mais pela cautela dos consumidores do que por uma melhor nos indicadores econômicos. A entidade diz que o paulistano está mais temeroso pelo cenário de inflação elevada, alta nas taxas de juros e menor crescimento da renda.

A pesquisa foi feita com aproximadamente 2.200 consumidores.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade