PUBLICIDADE

Famílias economizam até 30% com o uso de energia solar

26 out 2012 - 07h42
Compartilhar

O projeto Boa Energia Solar está perto de atingir sua meta, que prevê a instalação de um sistema de aquecimento de água por meio de energia solar para mais de 600 residências ocupadas por famílias de baixa renda. Criado a partir da parceria entre a EDP Bandeirante, distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP no Brasil e a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo), o Boa Energia Solar não tinha como objetivo apenas reduzir a tarifa de energia elétrica para cinco mil pessoas e sim conscientizá-las da importância do consumo inteligente.

Programa Boa Energia Solar tem o objetivo  de conscientizar as pessoas sobre a importância de utilizar energia de forma inteligente
Programa Boa Energia Solar tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de utilizar energia de forma inteligente
Foto: Shutterstock


"Não adiantaria substituir os chuveiros elétricos por equipamentos "inteligentes" e doar kits com lâmpadas fluorescentes e outros materiais que permitem a redução do consumo, se os próprios moradores não passassem a consumir energia de uma forma diferente, mais consciente, evitando desperdícios", afirma Marcos Scarpa, gestor executivo da EDP Bandeirante. Segundo Scarpa, a economia média no valor da fatura, após a implantação do Boa Energia Solar, permitiu uma redução entre 25% e 30% no valor da fatura para quase 600 famílias em doze cidades paulistas.



Scarpa explica que o projeto ajudou a quebrar paradigmas. Depois do convênio entre a EDP Bandeirante e o CDHU, outros projetos similares foram desenvolvidos por gigantes do setor elétrico. "Esse projeto foi o piloto para outras distribuidoras como a Eletropaulo e a CPFL", diz Scarpa. "A própria CDHU agora vai construir novos conjuntos habitacionais já com chuveiros inteligentes e outros equipamentos que fazem parte do kit que a gente entrega na Boa Energia Solar".



Em futuro próximo, explica Scarpa, as 600 famílias beneficiadas pelo programa poderão ter uma economia ainda maior na conta de luz. É que em 2014 entrará em vigor a chamada Tarifa Branca - o consumidor poderá optar por cobrança de acordo com o horário de consumo de cada família. O objetivo da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é reduzir a utilização de aparelhos eletroeletrônicos nos horários de pico e dar mais liberdade de escolha ao consumidor.



"Na Tarifa Branca quem consumir energia nos chamados horários de pico vai pagar mais. As família beneficiadas pelo Boa Energia Solar, que já usam chuveiros inteligentes, por exemplo, poderão consumir nos horários de pico sem se preocupar com aumentos", explica Scarpa.



Economídia
Especial para o Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade