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EUA: famílias já acampam por descontos da Black Friday

20 nov 2012 - 07h13
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O tradicional dia de descontos nos Estados Unidos após o Dia de Ação de Graças já modifica o cotidiano de algumas famílias americanas. Mesmo há dias da chamada Black Friday, que ocorre nesta sexta-feira, filas se formam desde domingo em frente a lojas de eletrônicos em diversas cidades.

» Brasil terá Black Friday na sexta-feira; descontos chegam a 90%

Famílias acampam por descontos em Cockrell Hill, no Texas
Famílias acampam por descontos em Cockrell Hill, no Texas
Foto: AP

Computadores e televisões são os itens mais desejados pelos consumidores. "Vemos a mesma cena todos os anos. É sempre muito agitado. As pessoas gostam de energia, da movimentação", diz um empregadoda Best Buy de Tampa Bay à rede Fox.

Ano passado foram cerca de 152 milhões de pessoas nas lojas no dia que abre o período das compras de Natal. No país do enorme consumo, o Black Friday é o dia D para os comerciantes. Lojas antecipam o horário de abertura para atrair o máximo de compradores, com início de operações durante a madrugada.

No entanto, o número de pessoas que fazem fila nas lojas para usufruir dos descontos está diminuindo. Neste ano, a expectativa é de atrair 147 milhões, com decréscimo em parte por conta de mais ofertas online. Pelo menos, reduz o risco de acidentes como o de 2008, quando um funcionário do Wal-Mart foi pisoteado e morreu depois que os consumidores invadiram uma loja da rede em Valley Stream.

Brasil

No Brasil, a tradição foi "importada" pelo comércio eletrônico e ganha força. Em 2011, a Black Friday registrou o maior volume de vendas em e-commerce no Brasil em um dia, de acordo com a consultoria e-bit. As vendas chegaram a R$ 100 milhões em 24h, com 237 mil pedidos realizados em todo o País, em cerca de 50 lojas virtuais.

Fonte: Terra
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