PUBLICIDADE

Empresas na Lava Jato poderão disputar pacote de concessão

Governo se preocupa com a capacidade financeira das empreiteiras para concluir as obras

30 mai 2015 - 09h19
(atualizado às 09h20)
Compartilhar
Exibir comentários
Lava Jato apura esquema de corrupção na Petrobras, envolvendo construtoras, políticos e executivos da petroleira
Lava Jato apura esquema de corrupção na Petrobras, envolvendo construtoras, políticos e executivos da petroleira
Foto: Sergio Moraes / Reuters

Empresas envolvidas na Operação Lava Jato, que investiga esquema de corrupção na Petrobras, não devem ser impedidas de participar do pacote de concessões do governo federal, previsto para ser lançado em junho, de acordo com informações publicadas pela Folha de S. Paulo.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Análises iniciais feitas pela área jurídica do governo indicam que, se as empresas apresentarem garantias de que terão capacidade financeira para concluir as obras, não há nada que possa impedi-las de participar das licitações. A presidente Dilma Rousseff foi comunicada sobre o assunto em reunião no Palácio da Alvorada, na sexta-feira.

O governo está preocupado com a possibilidade de as construtoras envolvidas na Lava Jato serem consideradas inidôneas pelos órgãos de controle após assinaram os contratos. Nesse caso, as empresas ficam proibidas de fazer novos negócios com a União, mas podem continuar com projetos em andamento.

Auxiliares do governo alertam que a capacidade de financiamentos dessas empresas diminuiu, o que pode pôr em risco futuras obras.

Participaram da reunião os ministros Luís Inácio Adams (Advocacia-Geral da União) e Valdir Simão (Controladoria-Geral da União), além da presidente da Caixa, Miriam Belchior.

O pacote de concessão tem lançamento previsto para o dia 9 de junho e deve gerar investimentos de mais de R$ 100 bilhões, segundo o governo.

Ex-deputados viram réus em processos da Lava Jato:
Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade