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Empresas buscam ascensão com microfranquias e foodtruck

ABF Franchising Expo na Expo Center Norte, em São Paulo, termina neste sábado

27 jun 2015 - 11h19
(atualizado às 11h32)
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Das 480 empresas expostas na 24ª edição da ABF Franchising Expo, 78 marcas participam da feira de franquias, que acontece na Expo Center Norte, em São Paulo, até este sábado (27). Ao mesmo tempo, há uma previsão feita pela associação que, mesmo com a crise, o número de franchisings aumente no Brasil. Para se ter uma ideia, em 2014, o crescimento foi de 7,7% se comparado ao ano anterior e com um faturamento da ordem de R$ 127,331 bilhões.

Para a presidente da Associação Brasileira de Franchising, Cristina Franco, “a participação de redes estreantes na feira a cada ano demonstra que o brasileiro reforça o seu espírito empreendedor e que as marcas escolhem o sistema de franquias como estratégia de expansão”.

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Essa extensão pode ser observada por pequenas marcas, principalmente, por microfranquias e também pelas “modinhas” como os trucks. A empresa de sorvetes Ice Creamy, por exemplo, decidiu levar o conceito de cremeria (sorvete feito em pedra de gelo) para todos os cantos do Brasil e esteve pela primeira vez na feira. Em seis meses de franchising, eles estão com 20 lojas e levam a alcunha de 100% saudável por ter 0% de gordura e açúcares na composição dos produtos.

“É possível investir R$9,9 mil em um modelo de franquia da Ice Creamy. No entanto, temos inúmeros modelos como a food bike de R$24 mil. Você consegue vender em praça, shoppings, ruas, e etc. Além de termos formatos de lojas normais”, disse o CEO da marca, Emerson Serandim. Para angariar ainda mais os franqueadores, eles adaptaram o modelo de negócio para o inverno com produtos que não fossem sazonais.

Para a presidente da Associação Brasileira de Franchising, “a participação de redes estreantes na feira a cada ano demonstra que o brasileiro reforça o seu espírito empreendedor e que as marcas escolhem o sistema de franquias como estratégia de expansão”
Para a presidente da Associação Brasileira de Franchising, “a participação de redes estreantes na feira a cada ano demonstra que o brasileiro reforça o seu espírito empreendedor e que as marcas escolhem o sistema de franquias como estratégia de expansão”
Foto: Shutterstock

Ao invés de só sorvetes, a Ice Creamy trabalha com a alternativa de bolos para o inverno. “A sazonalidade do sorvete no Brasil é engraçada. Lá fora, Argentina e Europa, o consumo per capito de sorvete é igual café no Brasil. Lá é frio se toma sorvete, aqui tomamos café. É cultural e tem mudado. Trabalhamos campanhas de inverno e trabalhamos com cafés, capuccino, bolos de caneca. Essa sazonalidade que chega a 40%, diminui para 20%”, explicou ele.

Outra inovação de uma marca novata no mercado e que ainda não tem status de superstar é o truck de um mini salão de beleza destinado só para fazer as sobrancelhas, da empresa Sóbrancelhas.  De acordo com a presidente da empresa, Luzia Costa, a loja portátil é a pioneira no Brasil e tem o diferencial de “poder procurar a clientela quando o ponto de venda não é mais rentável”.

“O investimento total é de R$130 mil somando a taxa de franquia, toda a parte do mobiliário e o serviço completo. De 12 a 18 meses, a pessoa consegue ter o investimento de volta. É um modelo que acaba com a dificuldade de ponto”, afirmou ela, que conta também que os serviços variam de R$25 a R$180 e chegam a passar pelo truck 90 pessoas ao dia. 

De acordo com o consultor administrativo da Blue Numbers, Márcio Iavelberg, todos os anos surgem marcas com ideias diferentes para tentar expandir os negócios de forma mais acelerada do que o convencional. “Muitas empresas começam e acha que o jeito de ganhar dinheiro é expandir e expandir com rapidez, tentando o máximo que der é trazer interessados a marca dele e o franqueado acha que vai conseguir juntar dinheiro mais rápido. O que é ilusório porque muito franqueador só vai começar a ganhar dinheiro depois de muitos anos, depois que abriu 30/ 40 unidades. Por isso que não é tão simples e fácil como parece”, ressaltou ele.

Quer ter uma franquia? Saiba as diferentes opções do mercado:

Márcio afirma ainda que marcas mais antigas e consolidadas muitas vezes não querem mais estar no evento. “Não vimos Boticário, não vimos Não + Pêlo, Cacau Show, Contém 1G. Não vimos as grandes e chega uma época que elas não querem gastar mais dinheiro com isso porque todo mundo já sabe que elas são franquias, abrindo espaço para as novatas”. E acrescentou: “Talvez as grandes franquias não querem mais franqueados. Elas querem que os que já tenham lojas abram mais e não querem ‘investidores’ novos”.

Veja as 78 franquias que participam da feira:

ACQUALIVE

ACTION 360 FRANCHISING

ÁGUA INMACULADA

ALTEC

AMABILITÀ

ARARUAMA LAGOA SHOPPING

ARMAZÉM PORTUGUÊS

AZUKI SABORES DO JAPÃO

BEAUTYPARIS

BR4

BTS COMUNICAÇÃO VISUAL

CANTÃO

CHIFON

CIGAM SOFTWARE CORPORATIVO S.A (Gestor S.A)

CONDOMÍNIO CENTRO COMERCIAL ALPHAVILLE

CRIAR TECNOLOGIA

DELTAEXPRESSO

DOCSYSTEM

DOUTOR LUBRIFICA

DUCHA COSMÉTICOS

EL ESCONDITE

ESCRITÓRIO COMERCIAL DO PERU

ESPETTO CARIOCA

EVIDENTE

FATTO A MANO

FIBER

FRY´S

FUTURE SISTEMA DE ENSINO

GRILLA - SANDUICHE DE CHURRASCO

GRUPO BARREIRO

GRUPO INFINITA

HIPERSERVICE

ICE CREAMY

INOVAR LOCAÇÕES

IPHONE SOLUTION

JÚPITER

KEMP PROJETOS E GERENCIAMENTO

LA LUCHA SANGUCHERIA CRIOLLA

LA PERGOLETTA

LAS CANASTAS "PARRILADAS & POLLOS"

LFG

LOS PALETEROS

LUG´S

MARIA BONITA ESMALTERIA

MAYBELLINE NEW YORK

MOTOCAR

MR. CHINESE

MYSANDWICH

NITOS

OPTICON

PEARSON

PET BONOSSO

PHOENIX

POLYCOUROS BRINDES

QUIKSILVER

RANCHO COLONIAL GRILL

RENOVA DESIGN

SABOR & SAÚDE

SAN MARTIN CORRETORA DE SEGUROS

SISCOBRAS

SOARES PEREIRA CONSULTORIA EMPRESARIAL

SÓBRANCELHAS

SOLUTUDO

SPIRITO SANTO

SUBSTÂNCIA

SUNGLASS BRASIL

SUPLICY CAFÉS

TEZCA PALETERIA

THIRAN

TRADICIONAL BOLOS CASEIROS

TRATA IGUI BEM!!!

UNA DEPILAÇÃO

VERSUS DO BRASIL

VIA VERDE

VIGIA ONLINE

VINHO & PONTO

VIRTUAL AGE

WINPERFORMANCE

Fonte: Terra
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