Economia

publicidade
24 de março de 2012 • 19h05 • atualizado às 19h57

Empresários lançam manifesto para discutir temas ambientais

No manifesto, o Lide levanta assuntos que considera importantes para discussão na sociedade
Foto: Eduardo Lopes / Especial para Terra
 
Livia Wachowiak Junqueira
Direto de Manaus

Neste sábado - último dia do Fórum de Sustentabilidade de Manaus -, o Grupo de Líderes Empresariais (Lide) divulgou manifesto no qual afirma que em 2012 a atenção do "planeta está focada no Brasil devido à conferência Rio+20", que será realizada em junho no País. O grupo quer mobilizar o Brasil para aprovar legislação de pagamento por serviços ambientais, além de discutir outros temas relacionados ao meio ambiente.

No manifesto, o Lide levanta assuntos que considera importantes para discussão na sociedade, como:

- aprovação de tratado internacional para que o projeto REDD+ (programa que visa a proteção do meio ambiente) seja implementado como um mecanismo que garanta a preservação de florestas nativas;
- estabelecimento de metas para a universalização do acesso à energia limpa até 2030;
- formulação de programa de governança dos oceanos com a recuperação dos ecossistemas marinhos;
- reconhecimento de que a atmosfera é um bem comum e que a contaminação por gases do efeito estufa e outros poluentes precisa ser eliminada de forma gradual;
- regulamentação e cumprimento do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, enfocando na geração de empregos por meio da valorização da cadeia de reciclagem, entre outros assuntos.

O evento é promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), do empresário João Doria Jr, em parceria com a XYZ Live, empresa que atua em diversas áreas, como conhecimento e cultura. O fórum é realizado no hotel Tropical, em Manaus.

Terra