PUBLICIDADE

Empresa investe em tênis customizado e cria nicho

28 jun 2012 - 07h56
Compartilhar

O setor calçadista nacional é um dos que sofre com a concorrência de produtos importados, especialmente os chineses. Dados da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) mostram que em 2011 houve uma redução de 13% no faturamento das exportações e aumento de 40% no valor pago pelas importações. Segundo a entidade, o segmento de calçados esportivos é o mais atingido. Mas, apesar de um cenário negativo, a empresa brasiliense Muv Custom Shoes decidiu apostar nos tênis. Para isso, investiu na diferenciação do seu produto: cada par é customizado pelo cliente.

Para fugir da concorrência, a empresa brasiliense Muv Custom Shoes apostou na customização de pares de tênis feita pelo próprio cliente
Para fugir da concorrência, a empresa brasiliense Muv Custom Shoes apostou na customização de pares de tênis feita pelo próprio cliente
Foto: Divulgação


A Muv Shoes é fruto da parceria de três jovens empreendedores, o administrador de empresas Miguel Marinho, o designer Gabriel Lira e o profissional de marketing Vinícius Matteo. O lançamento da loja virtual dos amigos aconteceu em novembro.



"Decidimos montar a empresa depois que percebemos que tínhamos bolado um produto que não existia no mercado", conta Miguel. Os três passaram um ano desenvolvendo o produto, que consiste em seis modelos de tênis e mais de 70 estampas - uma parte elaborada pelos próprios sócios e outra, por designers e estilistas. No site, o consumidor escolhe o modelo de tênis, que é todo branco, e customiza com a estampa e o cadarço que quiser.



Durante o período de testes, os sócios tiveram de buscar parcerias com fornecedores para que houvesse o desenvolvimento de adesivos que não desgrudassem dos calçados com o tempo.



Miguel explica que foi justamente a aposta em customização que fez com que a Muv Shoes não sofresse o impacto da elevação das importações. "Nosso produto não compete com os chineses. Os calçados asiáticos são até mais baratos, mas vendemos outra coisa. Nossa referência é o estilo e a personalização", diz.



Próximos passos

Além da presença online, os calçados da Muv Shoes também são vendidos em dois pontos de venda multimarcas, um em Brasília e outro no Rio de Janeiro. A montagem de uma loja física ainda é um plano distante. "Por enquanto, a venda online é mais a nossa cara", afirma Miguel.

No curto prazo, os sócios - que preveem o retorno do investimento inicial em até dois anos - querem melhorar as ferramentas do site, aumentar as vendas e os contatos com distribuidores. A Muv Shoes vende cerca de 40 pares por mês. "Com apenas oito meses de empresa, já temos 8 mil 'curtir' no Facebook", aponta Miguel.

A cada mês, aumenta também o contato de interessados em produzir estampas para a empresa. Miguel explica que qualquer pessoa pode contribuir com desenhos novos. Em troca, cada colaborador ganha R$ 30 por par vendido com a sua arte. "O interessado tem de respeitar o nosso briefing, o que requer que o adesivo esteja no tamanho correto e tenha por trás um conceito de moda. Qualquer artista pode expor a sua arte nos tênis", afirma.

Por enquanto, os sócios, que compram os calçados de fábricas em São Paulo e no Sul, não pretendem desenvolver uma planta própria. "É mais barato terceirizar do que produzir. Vamos continuar com as parcerias até o momento em que elas não conseguirem mais oferecer o produto da maneira que queremos. Buscamos inovações constantemente", explica Miguel.

Fonte: Cross Content
Compartilhar
TAGS
Publicidade