PUBLICIDADE

Eleito líder em inovação, chefe indígena estará no Fórum

21 mar 2012 - 16h57
(atualizado em 24/3/2012 às 16h54)
Compartilhar

A revista online Fast Company incluiu em sua lista dos 100 empresários mais criativos de 2011 o chefe Almir Narayamoga, da terra indígena Sete de Setembro, localizada na divisa entre Rondônia e Mato Grosso, que pertence ao povo paiter. O indígena será um dos participantes do 3º Fórum Mundial de Sustentabilidade, que ocorre de 22 a 24 de março, em Manaus, capital do Amazonas.

O chefe Almir foi eleito um dos homens mais inovadores pela revista 'Fast Company'
O chefe Almir foi eleito um dos homens mais inovadores pela revista 'Fast Company'
Foto: Divulgação

Almir aparece na 53ª posição da lista da Fast Company, à frente de Eike Batista (58ª posição), sétimo homem mais rico do mundo segundo a revista Forbes. Almir foi incluído no ranking, segundo a publicação, por ter implantado com o Google um sistema de monitoramento móvel do território indígena. Foram mapeados em três dimensões na ferramenta Google Earth, através de smartphones, os locais de caça, pesca e culto, árvores e locais sagrados e toda a área verde da terra indígena, na tentativa de conter e denunciar o desmatamento ilegal. O objetivo, conta Almir, é preservar a mata para poder entrar no mercado de crédito de carbono.

No mercado de carbono, cada t de CO2 que uma entidade deixa de emitir na atmosfera dá direito a um crédito em dólares, que pode ser negociado com outras empresas ou na bolsa de valores. Evitando o desmatamento e promovendo o reflorestamento contínuo, os paiter tentam garantir um estoque de carbono para venda, já que as árvores absorvem gases de efeito estufa e "economizam" em emissão de CO2. O chefe indígena diz que é mais um líder do seu povo do que um empreendedor. "Também tenho que pensar no futuro do povo paiter, e isso exige planejamento de todo um território, preservação da cultura, educação, saúde, alternativas econômicas, proteção ambiental, estudos e pesquisas para o desenvolvimento", afirma Almir.

O Fórum Mundial de Sustentabilidade é promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (LIDE), do empresário João Doria Jr, em parceria com a XYZ Live, empresa que atua em diversas áreas, como conhecimento e cultura. O fórum será realizado no hotel Tropical, em Manaus.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade