PUBLICIDADE

Juros para pessoa física atingem maior patamar desde 2011

Um dos responsáveis pelo aumento dos juros é o cheque especial, que atingiu a marca anual de 220%, a maior em 19 anos

24 abr 2015 - 13h48
(atualizado às 14h01)
Compartilhar
Exibir comentários

Os juros para pessoas físicas continuaram em patamar elevado em março. De acordo com dados divulgados nesta sexta-feita (24) pelo Banco Central (BC), a taxa média de juros com recursos livres - que podem ser aplicados livremente pelos bancos - ficou em 54,4% ao ano. O número superou a taxa de 54,3% ao ano de fevereiro, até então a maior da série histórica do BC, iniciada em março de 2011.

Boa parte do aumento dos juros deveu-se ao cheque especial, cuja taxa média anual chegou a 220% ao ano em março. O valor é o maior em 19 anos. Anteriormente, a maior taxa havia sido a de março de 1996, de 217,71% ao ano. A série histórica do BC para juros do cheque especial começa em 1994.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Mês de março fechou com novo aumento na taxa de juros, segundo relatório do Banco Central
Mês de março fechou com novo aumento na taxa de juros, segundo relatório do Banco Central
Foto: Ueslei Marcelino / Reuters

Os juros do cartão de crédito também contribuíram para o resultado. A taxa global ficou em 79,1% ao ano no mês passado, a maior desde setembro de 2012. A análise engloba os juros para aquisições parceladas e para o crédito rotativo. A taxa para compras parceladas, de 111,5% ao ano, caiu 0,6 ponto percentual em relação a fevereiro. No entanto, os juros para o crédito rotativo no cartão atingiram 345,8% ao ano, o maior valor desde o início da série histórica do BC, em março de 2011.

Prazo está chegando ao fim! Tire dúvidas sobre o IR:

A inadimplência com recursos livres para pessoas físicas e jurídicas ficou em 4,4% em março, estável tanto em relação a fevereiro quanto na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade