0

Economia informal movimenta R$ 730 bilhões em 2012, diz pesquisa

10 jul 2013
16h33

A economia informal, medida pelo índice de economia subterrânea (IES), atingiu a marca de 16,6% no fim de 2012, com estimativa de ter superado R$ 730 bilhões, segundolevantamento divulgado nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO) em conjunto com o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (IBRE/FGV).

Segundo a pesquisa, o valor é 0,3 ponto percentual menor do que o apresentado no ano imediatamente anterior. "De um modo geral, apesar da redução do ritmo de queda do índice, o resultado ainda é positivo, pois é preciso levar em consideração que, mesmo com o baixo desempenho da economia no ano, a informalidade continua caindo", afirmou, em nota, o pesquisador da Economia Aplicada do FGV/IBRE, Fernando de Holanda Barbosa Filho.

Segundo o ETCO, a informalidade "traz prejuízos diretos para a sociedade, cria um ambiente de transgressão, estimula o comportamento econômico oportunista, com queda na qualidade do investimento e redução do potencial de crescimento da economia brasileira".

Fonte: Terra
publicidade