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E-Commerce

Veja dicas para comprar na próxima Black Friday brasileira

22 out 2014 - 14h22
(atualizado em 4/11/2014 às 16h46)
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Faça uma lista das coisas que deseja comprar na Black Friday, separando modelos e tipos para facilitar suas buscas
Faça uma lista das coisas que deseja comprar na Black Friday, separando modelos e tipos para facilitar suas buscas
Foto: Subbotina Anna / Shutterstock

Considerada uma das datas mais importantes do comércio eletrônico no Brasil, a Black Friday (Sexta-feira Negra) chegou ao País em 2010, reunindo mais de 50 lojas do varejo nacional. No entanto, os descontos, considerados muito menores do que os americanos, geraram forte descontentamento. Nos últimos anos, entretanto, o evento foi se aprimorando, atingindo o recorde de vendas em 2013, com um faturamento de R$ 770 milhões. Neste ano, o evento será realizado no dia 28 de novembro, quando o mercado começa a ficar aquecido para as compras de Natal. Confira oito dicas para aproveitar ao máximo este dia e garantir boas compras.

Organize-se

Faça uma lista dos produtos que deseja comprar na Black Friday, separando modelos e tipos para facilitar a procura. Isso evitará que você caia em tentações e acabe gastando mais do que planejava.

Evite os horários de pico

Os horários de pico costumam acontecer assim que as lojas iniciam suas ofertas, à meia-noite de sexta-feira, e entre 12h e 14h, intervalo em que as pessoas almoçam e aproveitam para resolver questões pessoais. Se puder, acesse as lojas em horários diferentes.

Busque referências

De acordo com o Maurício Salvador, presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o principal fator para se prevenir das falsas ofertas é buscar referências. “As redes sociais, o Google e órgãos como o Reclame Aqui são ferramentas muito poderosas.” Procure pela reputação das lojas e veja as últimas reclamações como forma de evitar possíveis problemas com os seus pedidos e compras.

Compare os preços

Com tantas ofertas, muitas vezes ficamos confusos de onde comprar e para isso existem os comparadores de preços online. “Alguns deles mostram, inclusive, a variação de preço de um determinado produto nas últimas semanas. Dessa forma, o consumidor consegue ter uma ideia se aquela oferta que ele está vendo é real ou mera enganação”, explica Salvador.

Desconfie

Já dizia o ditado: “Quando a esmola é demais, o santo desconfia”. O presidente da ABComm alerta: “Desconfie de ofertas muito agressivas, que destoam muito da média de preços do mercado”.

Pagamentos com cartão de crédito ou intermediadores de pagamento, como PayPal e PagSeguro, são ferramentas confiáveis que permitem o cancelamento da compra em caso de problemas
Pagamentos com cartão de crédito ou intermediadores de pagamento, como PayPal e PagSeguro, são ferramentas confiáveis que permitem o cancelamento da compra em caso de problemas
Foto: Denys Prykhodov / Shutterstock

Pague via intermediadores

“Dê preferência aos pagamentos com cartão de crédito ou intermediadores de pagamento, como PayPal e PagSeguro, ferramentas confiáveis que permitem o cancelamento da compra caso ocorra algum problema”, recomenda Salvador.

Guarde os comprovantes de compra

Toda a documentação (e-mails, comprovantes, números de pedidos) relacionada à compra deve ser guardada, já que ela é seu único respaldo para comprovar uma negociação com determinada loja caso a compra venha a apresentar problemas.

Conheça os seus direitos como consumidor

Em novembro de 2013, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (câmara-e.net) criou o Código de Ética do Black Friday Brasil que estabelece normas de conduta e boas práticas para promoções de comércio eletrônico, com o objetivo de proteger os consumidores e varejistas durante o evento.

Fonte: Dialoog Comunicação
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