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E-Commerce

Sites ajudam internauta a comparar na Black Friday de sexta

27 nov 2014 - 09h00
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Neste ano, a Black Friday, organizada pelo Busca Descontos, está movimentando ainda mais o comércio eletrônico. O evento dessa sexta tem sido o centro das atenções não só para os amantes das compras online e varejistas, mas principalmente para os sites de comparação de preços e produtos, que têm feito uma força-tarefa para ajudar e alertar o consumidor sobre promoções maquiadas.

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O site Buscapé oferece uma gama de serviços ao cliente para ajuda-lo a encontrar produtos com os melhores descontos. Entre eles, estão vídeos e reviews com diversas dicas, além do plugin Buscapé na Hora, que pode ser instalado gratuitamente no navegador. Ao olhar um produto em uma loja, a ferramenta analisa sozinha se há alguma oferta melhor para oferecer ao consumidor.

A empresa também oferece o Selo Black Friday, que permite distinguir os sites que atendem todos os requisitos legais do Código de Ética da Black Friday 2014 no Brasil, elaborado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara-e.net).

Por sua vez, o site Zoom está preparando uma grande operação para a maior ação do comércio eletrônico no Brasil. A empresa pretende ser a principal curadoria do evento. As ofertas serão monitoradas em tempo real e comparadas com os preços praticados anteriormente, informando os consumidores sobre as promoções reais.

A companhia disponibilizará especialistas de produtos do Zoom para esclarecer dúvidas dos internautas no Facebook, Twitter ou via e-mail. Ao comprar em lojas parceiras (todas aquelas que passaram por um crivo rigoroso provando sua confiabilidade), o consumidor conta com o respaldo do serviço Zoom Garante, que assegura aos clientes o recebimento do produto ou a devolução do dinheiro.

O site de descontos Cupom.com é outro que pretende oferecer um serviço personalizado aos consumidores, mas com um diferencial: um filtro humano. A ação, que recebeu o apelido de Real Black Friday, ganhou um site especial para a data e contratou uma equipe especializada em e-commerce para analisar a veracidade dos descontos oferecidos pelas lojas durante as 24 horas de promoção.

No site, os usuários podem montar uma lista com os produtos que desejam para ter acesso aos melhores descontos. Após a realização da filtragem, o site disponibilizará 30 ofertas diferentes para quem visitar o endereço no dia da Black Friday.

Números e expectativas

Quando surgiu, em 2010, a Black Friday apresentou um faturamento de apenas R$ 53 milhões e ficou conhecida pelos brasileiros como a "Black Fraude", uma vez que as lojas ofereciam poucos descontos e muitos deles foram maquiados. Em 2013, no entanto, o panorama se mostrou bastante diferente. O evento teve um faturamento de R$ 770 milhões e teve mais de 1,95 milhão de pedidos.

Em 2014, a previsão de faturamento alcança R$ 1 bilhão. Além disso, a data do evento coincide com o pagamento da primeira parcela do 13° salário, aumentando ainda mais a expectativa de varejistas e consumidores.

Fonte: Dialoog Comunicação
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