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E-Commerce

Sete motivos para você perder o medo de comprar na internet

Preço e comodidade são vantagens para quem quer adquirir produtos online

20 out 2015 - 09h00
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Embora esteja crescendo dia a dia, o mercado de e-commerce ainda encontra pessoas resistentes. Os dois principais medos dos clientes são o receio de expor informações pessoais no ambiente online e a incerteza sobre a entrega correta do produto. Mas existem bons motivos para começar a comprar pela web. Você pode adotar alguns hábitos para garantir a segurança dos seus dados e tornar sua experiência online muito mais confiável, além de vantajosa, já que os preços de produtos na internet podem ser até 15% mais baixos do que nas lojas físicas.

Confira abaixo sete razões para você perder o medo e fazer suas compras online:

1 - Sites de confiança possuem certificados de organizações especializadas

Certificados de segurança são emitidos por organizações de confiança da internet e exibidos na forma de uma imagem dentro do site. Alguns sites fraudulentos podem colocar um símbolo falso, mas basta você clicar em cima da imagem para ser redirecionado diretamente ao site da organização e confirmar se existem credenciais válidas.

2 - Produtos online podem ser até 15% mais baratos

Uma das principais vantagens do e-commerce sobre as lojas físicas é a possibilidade de oferecer produtos e serviços a preços mais baixos. Um dos fatores para isso é que na web há mais mecanismos para pesquisa de preços, e os fornecedores usam essas ferramentas também para destacar os itens que estão em promoção. Além da redução nos valores, geralmente lojas online oferecem condições de parcelamento vantajosas em relação às lojas físicas.

A praticidade de comprar produtos sem sair de casa é uma das vantagens que os consumidores procuram no comércio online
A praticidade de comprar produtos sem sair de casa é uma das vantagens que os consumidores procuram no comércio online
Foto: Wavebreakmedia/Shutterstock

3 - Você tem garantido o direito de devolver ou trocar

O Código de Defesa do Consumidor é aplicável nas compras feitas pela internet, e obrigatório quando o cliente e o fornecedor estiverem estabelecidos no Brasil. Caso o produto entregue ou serviço executado não seja o prometido, a lei prevê que você pode solicitar, à sua escolha, a substituição do produto por outro em perfeitas condições; o refazimento do serviço; a restituição imediata da quantia paga; o abatimento proporcional do preço ou a complementação da medida do produto, por exemplo quando você não recebe toda a quantidade de itens que havia adquirido.

4 - Consumidor também pode desistir ou se arrepender da compra

O Código também prevê que o cliente pode “exercer o direito de arrependimento” quando o produto ou serviço recebido não corresponder às suas expectativas ou for induzido a contratar. Nestes casos, o consumidor poderá arrepender-se num prazo de até sete dias a partir da assinatura do contrato ou recebimento da mercadoria. O cliente deve solicitar a devolução da quantia paga e devolver o produto.

5 - O conforto de comprar sem sair do seu sofá

Outro benefício das compras pela internet é a comodidade. A loja online é, basicamente, um espaço onde você pode analisar o produto que quiser, durante o tempo que quiser, sem precisar entrar em filas, esperar no caixa ou argumentar com vendedores. A experiência de realizar uma compra com total conforto e praticidade é uma das vantagens que fez o e-commerce crescer tão expressivamente nos últimos anos. 

6 - Encontrar produtos muito específicos que você não vê todos os dias nas prateleiras

Ás vezes, você precisa de um objeto em particular, com uma função bastante específica. Você não precisa “bater perna” em lojas diversas até encontrar o que procura. A busca online é muito mais rápida e prática, e possivelmente oferece uma quantidade maior de itens disponíveis dentro do que você está procurando.

7 - Acompanhar os prazos de entrega

O prazo de entrega definitivamente não é uma vantagem dos e-commerces, já que nas lojas físicas o cliente sai com o produto em mãos, na hora da compra. Apesar disso, as empresas de frete têm aprimorado cada vez mais a qualidade do serviço. Em capitais e regiões metropolitanas, geralmente os prazos de entrega são reduzidos para cerca de um a dois dias. Em muitos dos e-commerces, é possível acompanhar pelo site o caminho que o seu produto está percorrendo até chegar à sua cidade. 

Fonte: Canarinho Press
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