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E-Commerce

Saiba por que a logística define o sucesso do seu e-commerce

Garantir a entrega dentro do prazo e a disponibilidade dos produtos devem ser prioridades em uma loja online

2 nov 2015 - 09h00
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Se você está pensando em montar uma loja na internet, saiba que a logística deve ser uma das prioridades do seu negócio. O processo pode parecer simples: receber os produtos no estoque, armazenar, vender e entregar no endereço do comprador. Na verdade, exige atenção aos detalhes e planejamento preciso para que cada etapa seja cumprida dentro do prazo e a mercadoria chegue à casa do cliente na data prevista.

O check-list básico de um processo de logística é entender qual é o seu tipo de produto (ele é um item grande? É pequeno? Qual é o volume? O peso?), verificar a tabela de preços para cada região, o prazo de entrega que você pode cumprir, e acrescentar a esse prazo um período de processamento do pedido, análise de risco, embalagem e entrega. É importante lembrar-se de integrar o seu estoque ao site, para que você tenha uma margem de segurança e não corra o risco de vender mercadorias que não estão disponíveis.

É importante integrar o seu estoque ao site, para que você não corra o risco de vender mercadorias que não estão disponíveis
É importante integrar o seu estoque ao site, para que você não corra o risco de vender mercadorias que não estão disponíveis
Foto: Don Pablo/Shutterstock

“Um dos maiores erros acontece quando o cliente não tem acesso ao estoque, então você vende um produto fora de estoque, promete um prazo de entrega e não cumpre”, avalia Pedro Guasti, co-fundador da E-bit e vice-presidente de Relações Institucionais do Buscapé Company.

Os empreendedores também devem ficar atentos aos possíveis imprevistos durante o transporte das mercadorias. Neste caso, o ideal é alertar os clientes para a demora na entrega ou possível atraso. Mesmo assim, o comprador pode se sentir insatisfeito e tem até sete dias depois da data de recebimento para devolver ou solicitar a troca. Cumprir prazos e garantir a disponibilidade dos itens é importante principalmente porque o consumidor não percebe a logística por trás da compra, observa Guasti:

“Para o cliente, é tudo muito digital, ele compra e quer ver o produto. Mas como todo processo novo, na logística também há um prazo de maturidade. As empresas já melhoraram bastante, por exemplo no rastreamento de produtos, tecnologia, e outros pontos que são de responsabilidade do investidor”.

É importante ver a logística como o processo que faz o seu negócio realmente funcionar: sem entrega no prazo, sem armazenagem correta, sem disponibilidade do produto, não há como ter uma boa experiência de compra para o seu cliente - o principal responsável pela lucratividade do seu e-commerce.

Fonte: Canarinho Press
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