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E-Commerce

Estudo traz perfil dos consumidores online de 60 países

22 out 2014 - 14h22
(atualizado em 29/10/2014 às 11h40)
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Em agosto, a Nielsen realizou uma Pesquisa Global de E-commerce que entrevistou 30 mil usuários da web de 60 países para definir perfil e comportamento dos consumidores que fazem compras em lojas virtuais
Em agosto, a Nielsen realizou uma Pesquisa Global de E-commerce que entrevistou 30 mil usuários da web de 60 países para definir perfil e comportamento dos consumidores que fazem compras em lojas virtuais
Foto: Racorn / Shutterstock

Se você costuma fazer compras via internet, são grandes as chances de já ter adquirido livros, artigos esportivos, ingressos para cinema, shows ou até mesmo brinquedos. Isso porque a chamada “intenção de compra” desses produtos no mundo dobrou desde 2011, de acordo com a última Pesquisa Global de E-commerce realizada pela Nielsen, em agosto, e que entrevistou 30 mil usuários da web de 60 países para definir perfil e comportamento dos consumidores que fazem compras em lojas virtuais.

O estudo também revelou que quase a metade dos entrevistados tem intenção de fazer uma compra online nos próximos seis meses, em categorias como roupas (46%), companhia aérea (48%) e hotéis (44%). “Consumidores em todos os lugares querem um bom produto a um bom preço, e as opções aparentemente ilimitadas disponíveis em um ambiente virtual proporcionam novas oportunidades para comerciantes e consumidores”, disse John Burbank, presidente de Iniciativas Estratégicas da Nielsen.

Quando se trata de roupas, livros e viagens, a relação entre as pessoas que fazem buscas e as que compram online é praticamente um para um. No entanto, essa relação muda bastante quando falamos em equipamentos eletrônicos (43% buscam, mas 34% compram); celulares (40% buscam, mas 33% compram); computadores (38% buscam, mas 30% compram) e carros (28% buscam, mas 17% compram), uma vez que todos eles apresentam altos preços e, normalmente, requerem que você faça um teste antes da aquisição.

Latinos navegam, asiáticos compram

A busca por produtos em lojas virtuais é maior em países emergentes na América Latina e na região da Ásia-Pacífico. Ambas as regiões ultrapassam a média global de busca nas 22 categorias de produtos inclusas na pesquisa. Mas a taxa de conversão daqueles que buscam e compram mostra que os asiáticos são os que mais efetuam a compra, enquanto os latinos ficam apenas na navegação, isto é, efetuam menos aquisições.

O estudo mostra que asiáticos e latinos são os que mais fazem buscas por produtos na internet, no entanto, os asiáticos são os que mais efetuam a compra, enquanto os latinos ficam apenas na navegação
O estudo mostra que asiáticos e latinos são os que mais fazem buscas por produtos na internet, no entanto, os asiáticos são os que mais efetuam a compra, enquanto os latinos ficam apenas na navegação
Foto: Alliance / Shutterstock

“Os latino-americanos são compradores entusiasmados, mas a infraestrutura de varejo online ainda apresenta muitas barreiras por conta do acesso precário à internet, impostos e taxas e até problemas de logística”, concluiu Burbank.

Nos Estados Unidos e Europa, os consumidores veem as opções de compra proliferar no varejo online, enquanto empreendedores enxergam o canal como mais uma forma de conseguir cotas no mercado. No Oriente Médio e África, onde a renda disponível é baixa e as compras de primeira necessidade são a prioridade, os percentuais de compra online ainda são baixos (com variações entre 11% e 39%).

Fonte: Dialoog Comunicação
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