PUBLICIDADE

E-Commerce

Entenda como será a nova cobrança de ICMS no e-commerce

24 nov 2014 - 13h00
Compartilhar
Exibir comentários
<p>No último dia 11, a Câmara dos Deputados aprovou a PEC do Comércio Eletrônico que modifica a cobrança do ICMS. Agora, o imposto será dividido entre o estado em que mora o comprador e aquele de origem da sede da loja online</p>
No último dia 11, a Câmara dos Deputados aprovou a PEC do Comércio Eletrônico que modifica a cobrança do ICMS. Agora, o imposto será dividido entre o estado em que mora o comprador e aquele de origem da sede da loja online
Foto: NotarYES / Shutterstock

No último dia 11, a Câmara dos Deputados aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 197/12 que modifica a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestações de Serviços (ICMS) sobre compras realizadas pela internet ou telefone. 

A proposta ainda deve passar por uma votação em segundo turno para que as regras comecem a valer. Uma vez aprovadas, as regras entram em vigor a partir de 1° de janeiro de 2015.

Chamada de PEC do Comércio Eletrônico, a proposta visa acabar com os conflitos tributários entre os Estados de origem e destino dos produtos. Agora, o imposto será dividido entre o Estado em que mora o comprador e aquele de origem da sede da loja online.

No entanto, a mudança na cobrança será feita de forma gradual. A ideia é que em 2015, 20% do imposto fique para o Estado de destino e o restante para o Estado de origem. Nos anos seguintes, essa diferença entre eles deve diminuir até que em 2019, 100% do imposto fique para o Estado de destino.

Fonte: Dialoog Comunicação
Compartilhar
Publicidade
Publicidade