PUBLICIDADE

E-Commerce

Aprenda cinco dicas fundamentais para abrir uma loja virtual

11 nov 2014 - 09h00
(atualizado às 10h49)
Compartilhar
Exibir comentários
Caso você não pertença ao ramo digital, antes de abrir um negócio online procure profissionais que entendam do assunto e possam dar boas explicações sobre o funcionamento do mercado e possivelmente fazer uma consultoria
Caso você não pertença ao ramo digital, antes de abrir um negócio online procure profissionais que entendam do assunto e possam dar boas explicações sobre o funcionamento do mercado e possivelmente fazer uma consultoria
Foto: Gustavo Frazao / Shutterstock

O Brasil é um dos países que registram as maiores taxas de crescimento no comércio eletrônico. Só no primeiro semestre de 2014, o e-commerce brasileiro teve um faturamento de R$ 16,06 bilhões, segundo a E-bit, referência no fornecimento de informações sobre e-commerce no Brasil. Fatores como facilidade de acesso, aumento da segurança, navegabilidade e praticidade têm chamado a atenção tanto de consumidores quanto de novos empreendedores. 

Conheça cinco tendências para o varejo online em 2015

Vai abrir uma loja virtual? Então siga um roteiro contábil

O mercado é, de fato, promissor, mas apresenta muitos desafios aos iniciantes. Para que sua loja virtual não seja só mais um na rede, listamos cinco dicas essenciais para que o seu negócio decole:

Networking

Caso você não pertença ao ramo digital, antes de abrir um negócio online procure profissionais que entendam do assunto e possam dar boas explicações sobre o funcionamento do mercado e, possivelmente, fazer uma consultoria. Além disso, invista em cursos, esclareça suas dúvidas e tente conversar com pessoas que passaram dessa fase inicial e obtiveram sucesso.

Investimento

Montar o próprio negócio demanda um investimento não só de tempo, mas principalmente, de dinheiro. Ponha no papel tudo aquilo que será necessário investir para que o seu negócio funcione, desde colocar o site no ar até a logística de entregas e contratação de funcionários. Muitas lojas virtuais fecham nos primeiros meses por falta de planejamento financeiro.

Segmentação

Procure focar em um nicho de mercado e se informe o máximo que puder sobre ele. Seu público alvo, concorrentes, sua dinâmica e o quanto ele pode vir a ser um negócio lucrativo futuramente. Caso você não saiba como fazer essa análise, procure por serviços especializados. Informação é tudo.

Teste

Uma boa estratégia inicial para saber se o seu novo negócio será bem aceito é fazer um protótipo dele e abordar alguns potenciais clientes dentro do seu mercado. Se as pessoas aceitarem pagar pelo seu produto ou serviço significa que existe uma demanda pelo que você está oferecendo, mas procure descobrir se essa demanda é alta o suficiente para que o seu e-commerce alcance o sucesso.

Qualidade

Se você optou por ingressar no mundo virtual é importante entender que podem existir diversas outras empresas oferecendo o mesmo produto que você, mas o que definirá sua ascensão e destaque perante todas as outras será a qualidade do seu serviço. Crie um e-commerce notável, além de oferecer bons produtos/serviços, coloque seu cliente em primeiro lugar e esteja disponível para ele em tempo quase integral. Cuide do design do site e utilize uma plataforma intuitiva e de fácil navegação. Alguns detalhes podem fazer toda diferença.

Fonte: Dialoog Comunicação
Compartilhar
Publicidade
Publicidade