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E-Commerce

8 dicas ajudam a fazer sua loja virtual prosperar

12 nov 2014 - 09h00
(atualizado às 10h06)
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Antes de iniciar um comércio virtual, planeje como você fará para entregar seus produtos, assegurando que cheguem aos clientes no tempo prometido e em boas condições
Antes de iniciar um comércio virtual, planeje como você fará para entregar seus produtos, assegurando que cheguem aos clientes no tempo prometido e em boas condições
Foto: Monkey Business Images / Shutterstock

O Brasil é um dos países com maior número de e-commerces no mundo, registrando altas taxas de crescimento acentuadas pela constante abertura de pequenas e médias empresas online. Em 2013, o mercado contabilizou 37 mil novas lojas virtuais. Atualmente, o estima-se mercado online conte com cerca de 450 mil e-lojas. No entanto, uma pesquisa realizada pela Big Data Corp revelou que a maioria das lojas virtuais (70%) acaba encerrando o serviço em apenas três meses.

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A pesquisa, que avaliou mais de 35 milhões de sites no Brasil, expôs questões cruciais que muitos empreendedores enfrentam ao abrir um negócio – falta de planejamento, desconhecimento da plataforma e equipe desqualificada. Thoran Rodrigues, CEO da Big Data Corp, explica que a facilidade em abrir uma loja virtual acaba atraindo muita gente, “mas o desafio não está em abrir, mas sim em manter o negócio ativo”. Portanto, atenção aos detalhes e bons negócios.

1. Planejar é sempre o melhor remédio

Se você não é administrador e entende pouco de internet, invista em cursos e informe-se sobre o mercado. Antes de criar a sua loja virtual, monte um plano de negócio que estime o valor total do investimento desde a montagem e implementação do site até o funcionamento efetivo da sua loja. Defina seu público-alvo, saiba quem são seus concorrentes e estude boas estratégias de marketing.

2. Tenha foco ou morra na praia

Tentar vender de tudo é um grande erro, uma vez que tira o foco do mercado principal e cria uma concorrência desleal com as grandes lojas.

3. Mãos à mão de obra

Abrir uma loja virtual é fácil, mas mantê-la funcionando de forma eficaz é um desafio. É preciso uma equipe qualificada que entenda de mercado e marketing digital para impulsionar seu site.

4. Divulgar é preciso

Investir em estratégias eficientes para se tornar conhecido é crucial, caso contrário ninguém descobrirá o seu site. Otimize a sua página nos mecanismos de busca, crie canais de relacionamento com o cliente e faça propaganda da sua loja.

5. O produto precisa chegar

Antes de iniciar um comércio virtual, planeje como você fará para entregar seus produtos, assegurando que cheguem aos clientes no tempo prometido e em boas condições.

6. Bom atendimento = credibilidade

O cliente de e-commerce tem muitas dúvidas e desconfianças, portanto, manter o canal de comunicação aberto e eficiente trará mais credibilidade ao seu e-commerce.

7. Invista em segurança

Invista em uma plataforma de compra segura, evitando possíveis prejuízos futuros envolvendo dados de clientes, números de cartões de crédito, entre outros.

8. Resultado bom é resultado medido

Suas decisões devem ser embasadas em métricas, ou seja, devem estar de acordo com uma análise prévia de acessos ao site, resultados de campanhas, taxas de conversão, entre outros. Apenas dessa forma você vai ter certeza do que está ou não surtindo efeitos positivos para o seu negócio.

Fonte: Dialoog Comunicação
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