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Veja como contribuir para medição da banda larga no Brasil

16 nov 2015
10h00
atualizado às 10h06
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Quer contribuir para a medição da banda larga no Brasil? Seja voluntário e inscreva-se para ajudar a melhorar a qualidade da banda larga no Brasil. A Anatel acompanha a qualidade da banda larga fixa e móvel por meio de pesquisas realizadas pela Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ), criada especificamente para este fim. As medições da qualidade da banda larga fixa são feitas por meio de um equipamento medidor - batizado de whitebox - instalado nas conexões de voluntários.

Para participar do projeto, basta fazer a inscrição por meio do site www.brasilbandalarga.com.br e seguir as orientações encaminhadas, por e-mail, pela Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ). Os selecionados não têm qualquer ônus para a instalação dos equipamentos e também não serão remunerados.

O plano amostral elaborado pela Anatel distribui voluntários por Unidade da Federação, por prestadora e por faixa de velocidade contratada, de modo a verificar a qualidade do serviço prestado aos diferentes perfis de usuário.

Os usuários de banda larga fixa que se inscreveram para participar do programa devem fazer o teste de velocidade (speed test) de suas conexões, conforme orientações encaminhadas, por e-mail, pela EAQ. Esse teste - a segunda etapa do processo de seleção de voluntários - deve ser feito, obrigatoriamente, a partir de um computador ligado à internet por meio da conexão informada durante a inscrição. Não é possível, por exemplo, que o usuário se inscreva para medir a qualidade da banda larga de sua casa e tente fazer o speed test em seu local de trabalho: os dados não serão validados. Caso ainda não tenha recebido qualquer contato, o usuário deve verificar sua caixa de spam ou entrar em contato com a EAQ pelo e-mail suporte@brasilbandalarga.com.br.

A participação no programa depende dessas três etapas
A participação no programa depende dessas três etapas
Foto: Anatel

Com a validação dos dados no speed test, o usuário é considerado apto a participar do projeto de medição da qualidade da banda larga fixa e, a partir daí, fará parte de um sorteio para a seleção dos voluntários que receberão o whitebox - aparelho que fará a medição. Podem participar todos os usuários - pessoas físicas ou jurídicas - que tenham contrato de prestação de serviço de banda larga fixa em seu nome; apenas funcionários das empresas analisadas não poderão ser voluntários.

Não há data limite para o cadastro, que pode ser feito pelo portal www.brasilbandalarga.com.br.

Para participar do projeto, não são necessários conhecimentos avançados de informática: basta ligar o equipamento de medição ao modem ou ao roteador e deixá-lo funcionando. O equipamento não coleta qualquer informação pessoal, nem interfere ou monitora a navegação do usuário. Dados do voluntário selecionado e de navegação não são coletados na pesquisa.

Pelas metas estabelecidas nos regulamentos de Gestão da Qualidade dos serviços de Comunicação Multimídia (banda larga fixa) e Móvel Pessoal (banda larga móvel), as prestadoras devem garantir mensalmente, em média, 80% da velocidade contratada pelos usuários.

Em outras palavras, na contratação de um plano de 10MBps, a média mensal de velocidade deve ser de, no mínimo, 8MBps. A velocidade instantânea - aquela aferida pontualmente em uma medição - deve ser de, no mínimo, 40% do contratado, ou seja, 4MBps. Com isso, caso a prestadora entregue apenas 40% da velocidade contratada por vários dias, terá de, no restante do mês, entregar uma velocidade alta ao usuário para atingir a meta mensal de 80%.

 

Fonte: Squimb Conteúdo
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